A entrevista de Rubens Muszkat foi gravada pelo Programa Conte Sua História no dia 02 de maio de 2013 no estúdio do Museu da Pessoa, e faz parte do projeto "Aproximando Pessoas - Conte Sua História". Filho de imigrante judeu da polônia, Rubens conta que seu pai veio para o Brasil, especificamente são Carlos à procura de emprego. Mesmo de família super extremamente religiosa, seu pai não seguia a risca a religião e também era comunista que gostava de participar de manifestações e teatros. Rubens também conta que sofreram muito com o pós guerra e perdas da família, cartas de alguns poucos sobreviventes e fotos dos campos de concentração. Por isso, quando a família tinha oportunidade de conhecer alguém, eles iam atrás para tentar manter contato, já que muitos familiares foram perdidos e isso era muito triste. O depoente conta que a escolha de sua profissão junto com a dos seus irmãos foi ditada pelo pai que privilegiou os pontos positivos de cada um. Rubens foi formado em engenharia pela Universidade Mackenzie, porém hoje trabalha como advogado mediador.

Eu sou Rubens Muszkat, eu nasci em São Carlos, estado de São Paulo, no dia oito de julho de 1934. Porque São Carlos? Meu pai veio da Europa como imigrante e foi para lá, trabalhar como imigrante. Tem toda uma história. Eu morei em São Carlos até 1944. Embora o meu pai pertencesse a uma fam...Continuar leitura

P/1 – Seu Rubens, eu vou pedir para o senhor falar o seu nome completo, local e data de nascimento? R – Eu sou Rubens Muszkat, eu nasci em São Carlos, estado de São Paulo, no dia oito de julho de 1934. Porque São Carlos? Meu pai veio da Europa como imigrante e foi para lá, trabalhar como im...Continuar leitura

Título: Líder pai, líder filho

Data: 02/05/2013