Origem portuguesa da família. A atividade do pai, agricultor. Namoro e casamento dos pais. Lembrança da dificuldade enfrentada pelos pais com a agricultura. A infância no sítio, junto com seus irmãos. Os pais. A escola e o primeiro emprego de doméstica. O convite para trabalhar como caixa em um mercadinho. Formas de pagamento no mercadinho, entre eles a caderneta. Fechamento do mercadinho e início do trabalho no Jumbo Eletro. Volta à escola, onde conhece seu marido. O trabalho de vendedora no Jumbo até o fechamento da loja. O trabalho em loja de shopping. Mudanças no comércio com a inauguração do shopping em Araraquara. A família. Lições no comércio.

imagens (5)

Making of 1

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:

Mercadinho de Geraldo de Oliveira

data (ou período): Ano 1971 Imagem de:

Recordações de Infância

data (ou período): Ano 1957 Imagem de:

Avós

Imagem de:

Avó

Imagem de:

Making of 1

Retrato de Clarice Gomes Afonso. Araraquara, SP, 1999. Foto: Marcia Zoet

período: Ano 1999
crédito: Marcia Zoet

Mercadinho de Geraldo de Oliveira

Clarice Gomes Afonso (à esquerda) e sua amiga Helena (à direita) no mercadinho de Geraldo de Oliveira, onde trabalhavam. Foi o primeiro emprego de Clarice.

período: Ano 1971

Recordações de Infância

Foto de recordação de Clarice (4 anos) e seu irmão Daniel (6 meses). Araraquara, SP, 1957

período: Ano 1957

Avós

Foto de Emília e Manoel Cabral, avós maternos de Clarice. Araraquara, SP, década de 40.

Avó

Jesuína da Silva, avó de Clarice Gomes Afonso, em foto feita em estúdio. Araraquara, SP, década de 50.

tipo: Fotografia

Depoimento de Clarice Gomes Afonso Entrevistado por Karen Worcman e Daniela de Lima Araraquara, 18 de Setembro de 1999 P/1 – Clarice, pode começar dizendo o seu nome, o local de nascimento e a data. R – Meu nome é Clarice Gomes Afonso, nasci aqui mesmo, em Araraquara. P/1 – E quando nasc...Continuar leitura

Título: Lições no Comércio

Local de produção: Brasil / São Paulo / Araraquara