Maria nasceu em Botucatu, uma cidade do interior paulista. Ela se mudou para a Lapa, na capital quando seu pai foi transferido para trabalhar nas ferrovias da atual CPTM. Ela relata o cotidiano da Lapa em meado do século XX e as mudanças no bairro, lembranças dos teatros os quais seu pai trabalhou, e da porteira que não existe mais. Aos quatorze anos começou a namorar, algo que atrapalhou seus estudo, aos dezoito anos casou e foi morar com o marido. Seus pais não aprovaram o casamento. Maria foi morar em Pirituba com o marido, o bairro ainda não tinha saneameto basico e ruas asfaltadas. Além de dona de casa ela também era costureira, assim como sua mãe. A primeira filha veio aos dezenove anos, a segundo alguns anos depois. Hoje ela mora sozinha, gosta de visitar as filhas, uma mora na Bahia.

Título: Lapa da memória

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo