Michel Silva, 27 anos, jornalista, é morador da favela da Rocinha e fundador do Jornal Comunitário Fala Roça. Quando adolescente adorava jogar em lanhouses. Sua mãe deu um computador para que ele pudesse ficar mais em casa. Pelo grande interesse em games, o jovem começou a escrever essa experiência em um blog. Ao mesmo tempo, lia muitas notícias trazidas nos jornais por seu pai, do seu trabalho de auxiliar de serviços gerais. Michel conta que não se via representando nessas notícias que sempre evidenciavam a violência na favela. Assim, decidiu criar, em 2010, o site Viva Rocinha que falava coisas boas que ele vivia na Rocinha. Em 2012, criou o jornal comunitário Fala Roça junto a outros jovens da Rocinha. Na pandemia, a equipe do Fala Roça percebeu a dificuldade dos moradores sem renda e desenvolveu uma assistência humanitária, formalizando a parceria com uma instituição bancaria para o repasse de 4000 cestas. As cestas foram distribuídas pelo jornal para instituições locais. A partir dos cadastros dos beneficiários, Michel traçou o traçou perfil do morador beneficiado e divulgou esses dados no jornal. O jornal também desenvolve publicações sobre orientação de prevenção ao COVID.

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica