Adriana Teixeira e Silva Costa. Nascida em São Paulo dia 29 de agosto de 1968. Seu pai sai da cidade de Barcelos em Portugal aos 18 anos para o Brasil. Sua mãe vem do Rio de Janeiro, onde se pais se conhecem e se apaixonam e logo se mudam para São Paulo. Vão morar no bairro da Santa Cecília por um breve tempo e logo se mudam para a Vila Madalena, um bairro totalmente diferente do que é conhecido hoje. Uma Vila Madalena ainda rural. Após sua mãe conseguir uma bolsa de estudos, cursa o ensino médio no Colégio Rio Branco em Higienópolis, o que irá lhe ofertar uma diversa experiência. Transitando entre mudos distintos, conhecendo e agregando novos valores.  Adriana possui uma forte lembrança da Vila Madalena, desde os laços comunitários e culturais até impressionante reformulação urbanística que este sofre nos dias atuais. Segundo Adriana, uma verdadeira gentrificação que deriva da especulação imobiliária. Após experimentar diversas áreas, entre elas, Instrumentação Cirúrgica até a Computação Gráfica, opta por cursar Psicologia na PUC-SP. O engajamento do curso e de sua turma em especial a levou a atuar em diversos movimentos sociais de base. Ajudou a construir o Estatuto da Criança e o Adolescente. Atuou no Movimento de Luta pelos Cortiços, que eram movimentos organizados, sociais. Foi representante da PUC-SP no Conselho Municipal, na gestão da Prefeita Erundina. Dentro deste universo de debates pra criação de políticas públicas para a infância e o adolescente, cria o Ônibus Ludicidade, um ônibus brinquedoteca, inspirado nos ônibus bibliotecas. Junto com o Francisco Garcia, ex-Gerente da área institucional da Nestlé, que era responsável pela Fundação e pelo voluntariado na época começa a desdobrar sobre o que seria o Nutrir. Surgem então as capacitações com as merendeiras, alicerce da proposta, assim como as formações com os voluntários. Fazendo curadoria referentes à alimentação saudável, vídeos, programas e com isso gerando um material base. Ajudou a criar o Prêmio Nutrir, uma forma de reconhecer o trabalho dos parceiros do Programa. Ajudou ainda a levar o Nutrir a comunidade do Morro do Fubá no Rio de Janeiro, uma experiência bem marcante. Desliga-se do programa em 2005. Mora por alguns anos nos Estados Unidos, onde seu marido passa a trabalhar. Lá irá desenvolver trabalhos na linha da Arte-Educação principalmente em Museus. Atualmente Diretora da Residência Criativa.

P/1 – Adriana obrigada pela sua presença aqui, em nome do Museu da Pessoa e do Programa Nutrir. Para deixarmos registrado, por favor, o seu nome completo, data e local de nascimento. R – Adriana Teixeira e Silva Costa. São Paulo, dia 29 de agosto de 1968. P/1 – Conta um pouquinho desses s...Continuar leitura

Título: Inventando soluções

Data: 28/02/2014

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Adriana Teixeira da Costa Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.