resumo

Trabalho na roça desde pequeno. Nadar no rio. A morte do pai e a responsabilidade da família. Seca no sertão do Ceará em 1970. Criação de animais. Eleição para prefeito em Solonópole. Sem auxílio do governo nos períodos de seca. Como lidavam com a seca. Notícias pelo rádio. Alistamento no exército.Servir o Brasil como possibilidade de uma garantia de vida. Vinda para SP. Morando com a irmã em uma comunidade. Mudança pra São Miguel Paulista Trabalho na padaria do português. Cartas com dinheiro para a mãe. Compra de um terreno em São Miguel. Curso de Cozinheiro. Trabalho na Biogalênica pela Ciba-Geigy Cozinha industrial. 2 empregos. Aprender a fazer pão. Primeira ligação telefônica. Precisa mudar o regime. Primeira eleição em 1982. Supletivo. Bar. Compra do terreno no Embu das Artes e troca pela casa no Taboão da Serra. Venda do bar “O Rei do Mocoto". Atendimento ao cliente. Abertura da Casa do Norte. Casamento e filhos. Troca da Caravan pelo Voyage e trabalho no táxi. Troca dos pontos de táxi para Pinheiros. Tentativa de volta para o Ceará. Reflexões acerca da migração nordestina.

história

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Cotidianos Invisíveis da Ditadura Entrevista de Antônio Alves Rolim Entrevistado por Lucas Torigoe e Luis Ludmer São Paulo, 09 de abril de 2022 Código da entrevista: COIND_HV001 Revisão: Nataniel Torres P/1 - Sr. Antônio, obrigada por estar aqui! Qual é o seu nome completo, que cida...Continuar leitura



Título: Honestidade é tudo

Data: 09/04/2002

Local de produção: Brasil / São Paulo

Entrevistador: Lucas Figueirêdo Torigoe Revisor: Nataniel Torres Personagem: Antônio Alves Rolim Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


histórias que você pode se interessar

opções da página