Anderson Ribeiro Campos nasceu no Rio de Janeiro, em 05 de setembro de 1974.  Foi uma criança não planejada, fruto do namoro de Katia Ribeiro Barbosa e Waldenir Campos. Após a separação dos seus pais, foi criado na casa de seus avós e tem no avô, Seu Barbosa, a referência masculina da primeira infância. Sua avó trabalhava no hospital Salgado Filho na parte de esterilização dos equipamentos, e seu avô primeiro trabalhou em transporte e depois na construção civil.  Depois de 4 anos, sua mãe se casou e a nova família passou a ser ele, sua mãe e seu padrasto Fernando, que se tornou a figura paterna mais forte e presente em sua vida. Fernando trabalhava na Petrobrás. Essa segunda relação ganhou três irmãos. Herdou do pai de criação o caráter e o compromisso com o trabalho, e teve nele o maior incentivo para construir a sua vida e suas conquistas. Sofreu um acidente de carro com o Fernando aos 11 anos de idade e perdeu a visão de um dos olhos. Foi um período muito difícil, mas com muito apoio do pai de criação e de toda família. Este fato fortaleceu a relação dos dois. Cresceu no bairro de Marechal Hermes. Gostava de brincar de bola e de bicicleta. Influenciado pela mãe adora assistir jogos de futebol e é torcedor apaixonado do Flamengo. Chegou a treinar numa escolinha de futebol do Botafogo. Sempre estudou em escola pública: primeiro grau Escola Municipal Leonor Posada, segundo grau técnico em mecânica na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e na faculdade no CEFET.  Em 1993, concluindo os estudos, ingressou como estagiário em FURNAS indicado por um vizinho. Começou trabalhando na oficina mecânica do Escritório Central em Botafogo.  Trabalhou na manutenção do escritório por 25 anos, passando pelas funções de estagiário, mecânico, técnico, encarregado de setor (quando passou concurso e passou a funcionário), coordenador de operação, coordenador de engenharia e subgerente da Divisão de Manutenção. Ressalta a importância dos profissionais, dos ensinamentos e das experiências que adquiriu com as pessoas de todos os níveis hierárquicos de FURNAS.  Abandonou os estudos de engenharia no CEFET no sétimo período por causa do trabalho. Mas reconhece que o período na faculdade ajudou muito na sua carreira.  Conheceu seu pai biológico com 38 anos de idade, em Goiânia, enquanto fazia um curso de liderança por FURNAS em Brasília. Nesse momento, ganhou uma nova família com pai, madrasta, três irmãos e uma irmã. Os dias que passou com eles foram muito emocionantes e de reconhecimento. A partir daí as duas famílias ficaram mais unidas e passaram a conviver.   Em 2018, devido a desentendimentos com a chefia de manutenção, mudou de área e assumiu um novo desafio como supervisor de contrato na obra de modernização da Usina Termelétrica de Santa Cruz com o aumento da capacidade de geração e implantação do ciclo combinado. A obra está prevista para acabar no primeiro semestre de 2022. Anderson é casado com a Simone há 22 anos. Eles têm duas filhas, Julia e Luiza. Para Anderson o maior desafio de um homem é ser pai. Pela sua história de vida busca ter uma relação próxima, participativa e de muito companheirismo.

Um pequeno excerto sobre a história de Anderson [...] eu já estava quase pronto para ir embora, me arrumando, já tinha tirado o “azulão”, e, de repente, começou a inundar um andar. Estava surgindo uma água sabe-se lá de onde! E estava inundando um andar inteiro! A água poderia...Continuar leitura

Entrevista de: Anderson Ribeiro Campos Entrevista(o) por: Torigoe/Daniela 27/07/2021 Projeto: Memória de Furnas FURNAS_HV024 00:00:00 P/1 - Vamos começar então Anderson a primeira pergunta é muito complicada é o seu nome completo, onde você nasceu, e que dia que foi Anderson? Por gentile...Continuar leitura

Título: Histórias da DMAN

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro