Rodeada por histórias, desde a infância, Romilda de Fátima Silva de Oliveira dá importância às tradições locais e relembra alguns dos contos das avós sobre a origem da comunidade, sobre as histórias da mula sem cabeça, além de narrar como eram os mutirões e as festas da caretagem – em homenagem ao São João que ainda acontecem – a da catira. Romilda lembra como era o trajeto para a escola, com a turma, carregando os coco-xodós que, às vezes, garantiam até a compra da merenda oferecida pela escola. É com emoção que Romilda descreve a chegada da energia elétrica na comunidade e como foi a conquista da geladeira azul! Como líder comunitária, por vários anos, foi voluntariamente presidente da associação. A fábrica de biscoito é um projeto que surge na sua gestão, com apoio da RPM [Rio Tinto Mineração, atual Kinross] que ainda gera renda para famílias da comunidade.

A vó Josefa mesmo falava que a vida [aqui, na comunidade São Domingos] era muito difícil. Hoje, no povoado tem estradas, mas antes era tudo trilhas, eram matas muito fechadas, justamente por ser uma comunidade quilombola que começou com três raças [famílias] que até hoje ainda perduram, né?...Continuar leitura

imagens (7)

Benção da vó

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:

Sogra e nora

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:

Aniversário de Athos

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:

Gravidez

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Rapadura

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:

Conquista

data (ou período): Ano 2009 Imagem de:

Quadrilha familiar

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

Benção da vó

Josefa Caldeira do Espírito Santo (avó) benzendo o filho de Romilda, Athos da Silva Oliveira, na Comunidade São Domingos.

período: Ano 2000

Sogra e nora

Com a nora, Carla, no primeiro aniversário do neto Nicolas.

período: Ano 2014

Aniversário de Athos

Aniversário do filho Athos na casa da família. Na imagem estão Romilda, Athos e Romualdo Antonio de Oliveira (marido).

período: Ano 2010

Gravidez

Filha Débora esperando a Maria Elisa.

período: Ano 2013

Rapadura

Romilda fazendo rapadura no engenho dos irmãos, em São Domingos.

período: Ano 2015

Conquista

Com Cristina na Câmara Municipal, quando presidiam juntas a Associação de São Domingos, comemorando a conquista do primeiro poço artesiano da comunidade em parceria com a RPM.

período: Ano 2009

Quadrilha familiar

Dançando quadrilha com a tia Andresa no Arraial dos Oliveiras, família do marido.

período: Ano 2012