Queresdina Querino silva
Dona Queresdina nasceu em Laguna, no dia 24 de abril de 1949. Seu pai nasceu em Imbituba, e sua mãe, em Braço do Norte.
Dona Queque (apelido desde pequena) relata que sua infância foi muito alegre. Morava em frente a uma estrada de ferro e gostava de brincar de boneca, pião, bolinha de gude e de subir nas árvores (ação de que ainda hoje gosta e pratica).
Entrou na escola com cinco anos e já sabia ler, pois seus pais a ensinaram. Estudou até o magistério e uma das professoras que mais lhe marcou foi Dona Nilda Soares.
Sua diversão quando jovem eram os bailes, cinema e assistir futebol.
Queresdina começou a trabalhar em uma empresa de turismo. Sua função era vender passagens de ônibus. E foi assim que conheceu seu esposo, em uma rodoviária onde trabalhava em Joinville, no dia 1º de setembro. Ela também se casou no mês de setembro. Teve quatro filhos, uma já falecida. Seu primeiro trabalho de professora começou no ano de 1984, na escola isolada de Roça Grande. Adora dar aula, e não vê isso como profissão, mais sim como vocação, a qual ama muito.
Também gosta de ajudar sua comunidade. É coordenadora de catequese e atuante na igreja.
Achou maravilhoso dar a entrevista.
Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos do 5º ano, parceria entre as professoras Cleir Pacheco de Souza Marcelino e Maria Aparecida Martins, da Emeb Ugero Pittigliani.