Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 31 de dezembro de 2021

Fundei o curso de enfermagem

Esta história contém:

Fundei o curso de enfermagem

(...) Era água. Nós construímos esse prédio grande e eu era encarregado de manter. Gardenal disse: “- Você fica administrando”. E... contratou uma empresa e puseram um mastro de madeira em cima do mar. E de cima do mastro a máquina pulava pra poder fazer as estacas na obra. Pusemos 12 estacas com uns 10 metros de fundura. E quando a estaca descia, batia. Assim construímos o prédio. Depois de muitos anos que eu comecei, fomos pra frente e fomos construindo, e de lá pra cá eu fundei o curso de enfermagem. (...) Eu tinha feito um curso do Estado pra ter licença, exercer minha profissão pelo Estado. Eu fiz um de laboratório. Eu trabalhava no Couto Maia. O Estado me deu 3 meses de licença pra fazer o curso. Eu ainda trabalhava no Couto Maia. Conversei com o chefe do Couto Maia e ele disse: “- Pode fundar que a gente apoia”. Aí eu entreguei esse curso, esse curso gratuito (...) Aqui no bairro (...) No Centro, onde hoje é a Capela (...) Em cima, no último andar moravam as religiosas; irmã Iracema! (...) Ela trabalhava no Centro e eu trabalhava com a saúde, e ela na parte religiosa. Aí foi o tempo que eu vim embora, fiquei morando por aqui e trabalhava no Centro. Aí o curso de enfermagem chegou a ter 1000 alunos (...) Cheguei a ter 1000 alunos nos anos que eu trabalhei aqui. Todo fim do ano pegava um grupo, escolhia aquele grupo que estava mais preparado, e mandava pros hospitais fazer estágio. E eu acompanhava. Eu acertava os hospitais com o diretor e mandava o grupo para lá. (...) Aí preparei essas meninas. Quando se formava já arranjava emprego. Porque o curso de enfermagem, muitas não sabiam português bem, matemática, não sabiam ver o termômetro. Então Celina, minha filha, ensinava um curso de português, e outra ensinava um curso de matemática. Eu ensinava a parte de enfermagem e Iracema freira, dava Direitos Humanos, Relações Humanas. E aí chegava nos hospitais: “- Ah, é do grupo do Uruguai?...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios