José Eraldo da Silva, mais conhecido pelo comércio ambulante do Brás como "Ferramenta", saiu de Itabaiana, Sergipe, para ganhar a vida Brasil afora. Foi vítima de regimes de trabalho escravo no interior de São Paulo mas, como sempre teve o gosto pela leitura, formou-se politicamente e aderiu a um partido comunista clandestino durante a ditadura, militância que o ajudou a sair dessa situação. Mudou-se para São Paulo definitivamente com dezenove anos e começou a trabalhar em feiras e como ambulante. Sua profissão é essa até hoje, e Ferramenta conta um pouco sobre os percalços e dificuldades de ser camelô na cidade grande.

Projeto Memória nos Bairros Depoimento de José Eraldo da Silva Entrevistado por Cláudia Leonor e Stella Franco Local: Estação Brás de Metrô São Paulo, 20/09/2000 Realização: Museu da Pessoa Código do depoente: MT_HV005 Transcrito por Marisa Montrucchio Revisado por Ana C Calderaro e Teres...Continuar leitura

Título: Ferramenta de mudança

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: José Eraldo da Silva