Neste depoimento, Dulce nos conta primeiramente sobre sua infância. Sua mãe cuidou sozinha dela e seus irmãos, destino que Dulce mesmo repetiria em sua vida adulta. Dulce fala sobre as suas brincadeiras de infância e o trabalho com plantação de mandioca, extração de borracha, artesanato e tecelagem em palha. Além disso, vimos sua fala sobre os costumes dos arredores de Alter de Chão, como a culinária, as festas e as danças, elementos envoltos pela fé no catolicismo. Aqui sabemos também um pouco sobre seus dons de rezadeira e sua sensibilidade com o mundo espiritual.

Eu aprendi sozinha a rezar. Isso foi de mim mesma, sabe? Porque uma vez eu era bem pequenininha e um menininho se engasgou. Eu fui, rezei e ele melhorou. Eu sou assim, eu rezo pra qualquer pessoa. E quando a espinha não sai, quando ela é muito grande, eu dou um remédio pra pessoa provocar o vômi...Continuar leitura

imagens (4)

Dulce Sardinha de Vasconcelos

legenda:Mulher sorrindo de pé próxima de uma mesa em uma cabana. Há exemplares de santos católicos na mesa.

Dulce Sardinha de Vasconcelos

legenda: Mulher mostrando um objeto feito de palha. Está sorrindo e em uma cabana.

Dulce Sardinha de Vasconcelos

legenda: Mulher sentada em um banco dentro de uma cabana. Está realizando trabalho com palha.

Dulce Sardinha de Vasconcelos

legenda: Mulher de pé mostrando bolsa e objeto feitos de palha. Há árvores e uma casa ao fundo.

tipo: Fotografia

P/1 – Dona Dulce, eu vou começar fazendo uma pergunta muito difícil, que é o seu nome inteiro. R – O meu nome é Dulce Sardinha de Vasconcelos. P/1 – E por que o seu nome é esse, dona Dulce? R – Olha, é uma resposta que eu não sei dizer, sabe? P/1 – Onde a senhora nasceu? R – ...Continuar leitura

Título: Fé em Santa Ana

Data: 29/04/2010