Takeo nos conta das andanças de sua família por várias cidades. Falecimento da mãe. A união como força motora de sua família. Fala da sua vida de estudante, lazer e da preservação das tradições. Dá ênfase à sua vida profissional na Light (Eletropaulo), à sua atuação como sindicalista dos eletricitários e da sua participação na construção da ADC Eletropaulo.

Retrato de escola

Foto de recordação escolar de Takeo, quando ele cursava o terceiro ano do primário no Grupo Escolar Professor Adolfo Arruda Mello em Presidente Prudente. A matriarca dos Shimabukuro faleceu naquele mesmo ano.

período: Ano 1963

A família Shimabukuro

Na foto: A família Shimabukuro: Mario Takemi, Maria Riyoko, Takeyassu, Paulo Takenori, Claudio Takeshi, Alberto Takeo; Shije, Marcos Akira e Célia Setsume Shimabukuro em um estúdio em Presidente Prudente. Todos os filhos de Takeyassu possuem dois nomes, um brasileiro e um japonês.

período: Ano 1962
crédito: Foto de estúdio em Presidente Prudente - Acervo Pe

Congresso de lideranças trabalhistas

Takeo participou em 1989 do Congresso de Trabalhadores com lideranças trabalhistas da América Latina no Japão como representante da CGT. Após o congresso, os brasileiros viajaram por outras cidades do Japão em turismo.

Passeio ao Rio de Janeiro

Na foto: Takeo ao centro, entre os membros do GRA em um passeio a um restaurante do Rio de Janeiro. O GRA sempre promovia excursões ao Rio de Janeiro com o apoio da A.A. Light & Power do Rio de Janeiro. Esta excursão foi promovida para as datilógrafas. Todos passearam nos pontos turísticos do Rio como: Pão de Açúcar e praias.

crédito: Fotógrafo: Nilton Rebello

A visita a ADC na Praia do Sol

Na foto: A esquerda, Alberto Takeo Shimabukuro, presidente, acompanhando a visita de Paschoal Thomeu, presidente da Eletropaulo às instalações, da ADC na Praia do Sol ao fundo, os diretores da ADC. Na ocasião, Thomeu participou de uma reunião com cerca de cinquenta integrantes da diretoria do Clube representando todos os setores da Eletropaulo.

crédito: Arquivo ADC Eletropaulo - Fotógrafo Celso Rosa

Carteirinha da Sbel

Carteirinha de Identificação de Sócio da Sociedade Beneficiente dos Empregados da Light (Sbel)

A Eletropaulo em Lisboa

Takeo chefiou a delegação da ADC Eletropaulo para o Meeting de Atletismo em Lisboa que durou dez dias.

período: Ano 1994
crédito: Acervo Pessoal - Xerox

Carteira GRA de Takeo

Carteirinha do Grêmio Recreativo Administrativo (GRA). Takeo era o sócio n° 3.

Carteirinha da Light

Carteirinha de utilização do restaurante do escritório central na Xavier de Toledo.

Palavras-chave:

Projeto Associação Desportiva Cultural Eletropaulo Realização Instituto Museu da Pessoa Entrevista de Alberto Takeo Shimabukuro Entrevistado por Luís André do Prado e Liliana Schnaider São Paulo, 08 de Novembro de 1994 Código: ADC_HV020 Revisado por Brígida Veiga Batista P - Ok, ...Continuar leitura

Título: Família e educação, os alicerces de Takeo

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo