Ana Maria de Oliveira Barbosa nasceu em 06 de setembro de 1950 em Olho D’água, na zona rural de Caucaia-CE. Aos nove anos de idade, descobriu que os pais a haviam adotado de um casal que ela julgava serem seus tios. Na adolescência, trabalhou com costura e vendeu tapioca e outros alimentos no mercado central de Fortaleza. Casou-se em outubro de 1970 e ficou viúva quatro anos depois, por conta de um infarto sofrido pelo então marido, quando ela cuidava do bebê que havia nascido há poucos dias. Em 1988 casou-se pela segunda vez. Em 1992, após seis meses do nascimento da filha, novamente ficou viúva. Apesar de tantos acontecimentos dolorosos, Ana Maria conta uma história de muita luta e esperança. Ela fala das particularidades da região em que viveu, principalmente dos medicamentos caseiros utilizados na cura das enfermidades e das práticas relacionadas aos partos.

Sou Ana Maria de Oliveira Barbosa e nasci em 06 de setembro de 1950 na comunidade Olho D’água, na zona rural de Caucaia-CE. Os meus pais são João Inácio de Oliveira e Lucíola Torquato de Oliveira que me adotaram quando eu ainda era bebê. Essa adoção foi dada antes de eu vir ao mundo po...Continuar leitura

P/1 – Dona Maria, eu queria agradecer a senhora por nos acolher dentro da sua casa. Para começar, eu queria que a senhora falasse o seu nome completo. R – Ana Maria de Oliveira Barbosa. P/1 – Onde e quando a senhora nasceu? R – Eu nasci num lugarejo que tem o nome de Olho D’água, em 06 ...Continuar leitura

Título: Eu tive sorte com os meus maridos

Local de produção: Brasil / Caucaia-ce