Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Tenho certeza absoluta que o ideal de todos os pais será em acertar na educação dos filhos; por mais desligado que seja, por mais compromissos que possa desenvolver, a preocupação principal vai ser a felicidade dos filhos. Muitas vezes os pais desdobram-se em atividades com o intuito de suprir melhor às necessidades da família.

Eu já contei de minha preocupação desde que minha esposa estava esperando o primeiro filho, procurei me cercar de toda a literatura que consegui, conversava com pessoas mais experientes com o objetivo de conduzir melhor os meus deveres de pai e de cabeça da família. Lembro-me, ainda de um dos livros que comprei: "Dr. Witroke", era um manual de conselhos sobre a saúde do bebê e sobre todo o desenvolvimento da criança. Li vários livros sobre psicologia, cheguei a formar uma pequena biblioteca dos livros da "Agir" que tratavam desse assunto. O meu objetivo era, enfim, acertar. Mas a educação de filhos, como me dizia aquele querido amigo, Sr. Izalino de Oliveira, de saudosa memória, "É pedir a Deus" De fato só Deus poderá nos orientar para que acertemos na maioria das vezes; e eu creio que acertei em muitas coisas e errei em outras; afinal, sou humano, graças a Deus

Dos vários erros que cometi, gostaria de citar apenas três, relacionados com cada um de meus filhos e o farei na ordem inversa, começando do mais novo para o mais velho:

- Minha esposa foi chamada na escola do José Carlos e a professora reclamou que ele a desobedeceu, e quando chamado atenção teria lhe proferido um palavrão. Quando cheguei, fui colocado à par da situação, bati-lhe na boca para que ele nunca mais agisse dessa maneira, quando havia sido ensinado a respeitar as pessoas e obriguei-o a pedir desculpas à professora. Só que diante disso a professora não demonstrou convicção e fiquei na dúvida se por força de expressão, ela não teria inventado a acusação que havia feito a meu filho. Essa dúvida sempre me acompanhou, em razão...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
A jóia da coroa
Vídeo Texto

Carlos Tadeu da Costa Fraga

A jóia da coroa
Pedro Orlando Vasconcelos Piauilino
Vídeo Texto

Pedro Orlando Vasconcelos Piauilino

Pedro Orlando Vasconcelos Piauilino
A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.