Partindo de Petrogrado, passando por Riga, pelo Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, Tatiana Belinky, nascida na Rússia e naturalizada brasileira, é um dos principais nomes da televisão brasileira e da literatura no século XX. Posta no mundo no início do regime soviético, em 1919, e vivendo toda sua infância em guerra civil, Tatiana parte com a família para o Brasil em 1929 com a perspectiva de uma nova vida em outro país. Enfrenta as dificuldades de ser estrangeira em uma cidade grande como São Paulo mas cresce montando peças de teatro pelas garagens da Rua Jaguaribe, ainda criança. Leitura assídua de berço, filha de pais intelectuais, Tatiana é de importante papel para o desenvolvimento do teatro em São Paulo e da televisão no Brasil. Casa com Júlio Gouveia em 1940, homem com quem divide toda uma vida familiar, amorosa e profissional. Ambos são diretamente responsáveis pela criação do Teatro Escola de São Paulo, em 1948, e atuam juntos nos bastidores da primeira adaptação televisiva do “Sítio do Picapau Amarelo”, de 1952. Após 20 anos na TV, parte para a publicação de obras literárias infanto-juvenis, as quais ganham grande repercussão e se tornam referência no gênero até os dias de hoje

imagens (11)

Vovô e vovó

data (ou período): Década 70 Imagem de:Tatiana Belinky Gouveia

A famosa boneca de pano

data (ou período): Ano 1951 Imagem de:Tatiana Belinky Gouveia

A pele do urso

Homenagem ao TESP

Polyana

Quarto centenário

data (ou período): Ano 1954 Imagem de:Tatiana Belinky Gouveia

Grande Lançamento

data (ou período): Ano 1954 Imagem de:Tatiana Belinky Gouveia

Em cena

O elefante branco

Quase grego

Retrato do marido

Vovô e vovó

Júlio Gouveia e Tatiana Belinky, em foto tirada pelo neto do casal, Júlio Gouveia Neto.

período: Década 70

A famosa boneca de pano

Foto da atriz Lúcia Lambertini, maquiada como a personagem Emília, do programa de TV "Sítio do Picapau Amarelo", na ocasião do início das atividades do TESP (Teatro Escola de São Paulo). Na parede, ao fundo, observa-se alguns fantoches e cartazes de peças de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky.

período: Ano 1951

A pele do urso

A foto mostra a apresentação da peça "A pele do urso", realizada pelo grupo do TESP (Teatro Escola de São Paulo), para a TV Tupi. Esta peça havia sido apresentada em 1949 no Teatro Cultura Artística.

Homenagem ao TESP

Lúcia Lambertini, Júlio Gouveia (diretor do grupo) e Tatiana Blinky (roteirista) no evento em homenagem à Lúcia, atriz principal do grupo do TESP (Teatro Escola de São Paulo).

Polyana

Tatiana Belinky e Edi Cerri, roteirista e atriz principal de Polyana, respectivamente. A atriz também interpretou a personagem "Narizinho", do "Sítio do Picapau Amerelo".

Quarto centenário

"Júlio Gouveia, Maria Carolina Bulcão Ribas (viúva de Emílio Ribas) e Tatiana Belinky, em foto tirada na peça comemorativa do aniversário do quarto centenário da cidade de São Paulo. Nesta ocasião, Júlio e Tatiana foram convidados a escrever a peça sobre alguma personalidade paulistana. O casal escolheu o médico e sanitarista Emílio Ribas e a peça contou com a presença de sua viúva, Maria Carolina. "

período: Ano 1954

Grande Lançamento

Foto da vitrine da loja Mesbla, no dia do lançamento da boneca Emília, personagem do "Sítio do Picapau Amarelo". A boneca teve uma grande procura, graças ao sucesso do programa de TV. Na vitrine, além de várias bonecas Emília, há uma foto da atriz Lúcia Lambertini, que interpretava a personagem.

período: Ano 1954

Em cena

Foto tirada no estúdio da TV Tupi, durante a representação da peça de tele-teatro "Polyana", adaptada por Tatiana Belinky (roteirista e tradutora). Na foto aparecem cinco atores do grupo TESP (Teatro Escola de São Paulo).

O elefante branco

Casa onde aconteciam os ensaios do Grupo TESP (Teatro Escola de São Paulo). Júlio Gouveia recebeu esta casa de herança de família. Por ser uma casa muito grande e antiga, ele não tinha dinheiro para reformá-la e, portanto, sem condições de se mudar para lá, apelida a casa de "Elefante Branco". Lá ele e Tatiana adaptam um estúdio para o grupo TESP, que mais tarde ganha um logotipo com o símbolo do teatro grego: duas máscaras, uma triste e outra sorrindo. Porém, ao invés de máscaras, são dois rostos de elefantes brancos.

Quase grego

Foto do logotipo do Grupo TESP (Teatro Escola de São Paulo). As duas cabeças de elefante são uma brincadeira com as máscaras que simbolizam o teatro grego (uma sorrindo, a outra triste). A razão de serem elefantes é graças à casa onde o TESP ensaiava, recebida de herança por Júlio Gouveia: era uma casa grande, velha, "caindo aos pedaços", ou seja, metaforicamente um elefante branco.

Retrato do marido

Foto de Júlio Gouveia, marido de Tatiana Belinky e diretor do grupo TESP (Teatro Escola de São Paulo). Retrato tirado em estúdio, pelo fotógrafo Hejo.

Palavras-chave:

Memória da Televisão Brasileira Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira / Museu da Pessoa Entrevista com Tatiana Belinky Entrevistada por Luís André do Prado e Paulo Tosetti São Paulo, 27/06/1997 Local: residência da entrevistada Entrevista MTB_HV002 Transcrito por Marina D’Andre...Continuar leitura

Título: Entre as telinhas e folhas de papel

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Tatiana Belinky Gouveia