Vida no Pantanal, nascimento na margem do Rio Paraguai e família que vive bastante. Voltando a estudar depois de adulto. Amor pela esposa e filhos. Primeiro emprego no cargueiro e vida de ferroviário. Roda de cururu, a arte de fazer viola de cocho e o cuidado com o meio ambiente. Passando o ensinamento para frente e sendo reconhecido pela sua arte. Festas de São João e cantorias com a viola. Uma tradição que não pode morrer.

imagens (9)

Andador de São João

Oficina

Família

data (ou período): Ano 2018 Imagem de:Sebastião de Souza Brandão

Reunião da irmandade

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Sebastião de Souza Brandão

Parentes homens

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Sebastião de Souza Brandão

São João

Andador de São João

Esse andador da imagem foi feito em madeira e cravejado com parafusinhos de fenda, para não ter perigo de desmontar caso molhe. Seu Sebastião faz andadores para as festas de São João. Esse ano ele fez no total de 8 andadores, nos quais 2 ganharam um concurso dos melhores andadores. Há muitos concursos desse tipo na região. De acordo com ele, no dia da festa os encarregados levam o andor contendo a figura de São João para dar banho nele dentro do rio.

Oficina

Seu Sebastião construindo uma viola de cocho em sua oficina que fica no quintal da sua casa. Essa oficina, ele montou através de um edital da Funarte em 2019. Ele aproveitou o espaço de 40 metros que tinha no quintal. Muitas pessoas lhe visitam para conhecer sua oficina e adquirir suas violas. Até estrangeiros e musicistas já se hospedaram em sua casa.

Memória

Salinha na casa de Seu Sebastião onde ele guarda suas violas de cocho e objetos importantes para ele. Seu objetivo é criar um espaço da memória dele dentro de casa e no futuro abrir um museu.

Cravando a viola

Uma viola de cocho durante seu processo de produção. Seu Sebastião cava a madeira e tira todo o resíduo interno. Diferente do violão, a viola de cocho não é montada, é um pedaço grosso de madeira que é cavado.

Miniaturas

Mini violas de cocho, feitas para decoração. Seu Sebastião cria miniaturas da viola de cocho e com elas faz porta lápis, chaveiros e brincos.

Família

Seu Sebastião, sua esposa, seu único filho e as quatro filhas. Duas de suas filhas, Andrea e Andreza, são gêmeas (atrás, em pé). Ele e o filho fazem aniversário quase juntos. No dia 20 de dezembro é aniversário de casamento, no dia 21 é aniversário dele e no dia 23 é aniversário do filho.

período: Ano 2018

Reunião da irmandade

Grupo composto por irmãos, cunhados e noras. Os parentes estão espalhados por aí, então gostam de se reunir no fim de ano.

período: Ano 2019

Parentes homens

Os homens da família de Seu Sebastião: primos, irmãos, sobrinhos e netos. Os netos são o menino e a criança no colo dele. Os de camisa preta e amarela, ao lado dos netos, são sobrinhos dele, filhos da irmã dele.

período: Ano 2019

São João

Seu Sebastião e família fizeram uma festa de São João na casa da filha caçula. Se reuniram só os filhos e os netos no quintal. Fizeram uma festa com churrasquinho e salgadinho, e tocaram até 1 ou 2 horas da manhã, e depois todo mundo foi pra sua casa.

tipo: Fotografia

Projeto: Mercado Livre - Biomas que transformam Entrevista de Sebastião de Souza Brandão Entrevistado por Grazielle Pellicel Local: São Paulo (SP) / Ladário (MS) Data: 13/06/2022 Realização: Museu da Pessoa Código da entrevista: PCSH_HV1212 Transcrita por Monica Alves Revisada por Grazielle P...Continuar leitura

Título: Enquanto eu estiver vivo, a tradição da viola-de-cocho vai existir

Data: 13/06/2022