Maria da Paz Teófilo da Silva nasceu em Fortaleza-CE, no dia 28 de junho de 1965. Casou-se pela primeira vez em 1980. Sua comunidade foi afetada pela construção de uma indústria siderúrgica e, por isso, em 2010, teve de se mudar para a comunidade Parada Nova Vida, nas imediações da região metropolitana de Fortaleza. Em seu depoimento, ela relembra das farinhadas, quando acompanhava sua mãe e um grupo de mulheres no fabrico da farinha, das dificuldades que passou pelo conturbado primeiro casamento. Porém, revela-se uma pessoa muito esperançosa com o futuro dos netos e feliz com o segundo matrimônio, contraído há quase 20 anos. Em suas palavras, “eu não tive tempo de conhecer uma pessoa que me desse valor e que eu gostasse também. Mas, graças a Deus, eu encontrei essa pessoa e estou com ele até hoje. Pretendo viver o resto da minha vida com ele”. Essa história fala da violência sofridas por Maria da Paz em sua casa, por parte do seu ex-marido, pai dos seus quatro filhos mais velhos.

Eu nasci na Maternidade Escola, em Fortaleza-CE, no dia 28 de junho de 1965. Minha mãe teve 12 filhos mas só seis se criaram. Meus pais eram agricultores e plantavam mandioca, feijão, milho, entre outros. Morávamos com uma tia numa casinha de palha. Eu achava aquela casa a coisa mais linda do mu...Continuar leitura

P/1 – Dona Maria, primeiro, eu queria agradecê-la por permitir-nos entrar na sua casa e poder fazer esse bate-papo tranquilo. Para começar, queria que a senhora falasse o seu nome completo. R – Maria da Paz Teófilo da Silva. P/1 – Queria saber quando e onde a senhora nasceu. R – Sou do di...Continuar leitura

Título: Ele era um homem muito agressivo

Local de produção: Brasil / São Gonçalo Do Amarante, Ceará