Ir direto ao conteúdo
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes, 23 de julho de 2017

Dona Donzinha

Esta história contém:

Dona Donzinha

Josefa Maria da Conceição – Donzinha ou Don, assim carinhosamente chamada pelos seus pais e irmãos, nasceu em 13 de abril de 1930, no Sítio Mata Velha, município de São Vicente Ferrer, em Pernambuco, era a segunda de sete irmãos, filha de Manoel Joaquim Pereira e de Delmira Maria da Conceição. Quando criança de 9 a 10 anos de idade, acalentava o sonho de estudar, aprender a ler,escrever e contar. No Sítio Cajá, próximo de onde morava,havia uma sala de aula que funcionava na capela São Vicente. Seus pais eram analfabetos e a sua mãe dizia: “que diabo de estudar pra aprender a fazer carta pra namorado.”

O tempo passa, a criança cresce, torna-se uma linda jovem. Diziam até que ela tinha cara de artista de cinema. Certo dia, recebe o convite do irmão mais velho, Manoel, para com ele ir morar em Recife, seus pais concordam e ela aceita de bom agrado.

Lá chegando, começa os estudos em um convento de freiras, à noite. Uma bondosa senhora, Dona Carmem, recém-viúva, sem filhos, bem de vida, sozinha e muito conhecida do irmão de Donzinha, faz um convite para servir de acompanhante por apenas alguns dias, o irmão concorda e a jovem aceita. A senhora Carmem residia em frente ao escritório do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas; local onde trabalhava o jovem petrolandense João Alencar Filho, conhecido por Didi, filho único do também funcionário do DNOCS em Petrolândia, João Alencar Feitosa, conhecido por Dodô e de Francisca Maria Feitosa (Chiquinha de Dodô).

Didi, jovem educado, inteligente e muito católico, já havia sido sacristão em sua cidade, auxiliando o padre Frederico, na Igreja São Francisco de Assis, logo conhece e se apaixona pela jovem Donzinha.

Alguns dias depois ela volta para a casa do irmão, bairro mais distante, mesmo assim o namoro continua e um dia, Didi vai ao sítio do pai da moça a fim de pedi-la em casamento. A jovem resolve abandonar os estudos para casar, quando certa...

Continuar leitura
fechar

D. Donzinha Jovem

Foto foi feita pelo primeiro marido na praça Derby, em Recife

período: Ano 1948
local: Brasil / Recife
história: Dona Donzinha
crédito: Ádeleide
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

D. Donzinha e Didi

D. Donzinha e o João Alencar FILHO (Didi) primeiro marido, pai de Adeilde

local: Brasil
história: Dona Donzinha
crédito: ADEILDE
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

D. Donzinha e Lon

D. Donzinha e Lon, segundo casamento após a viuvez dela.

período: Ano 1953
local: Brasil / Petrolândia
história: Dona Donzinha
crédito: Adeilde
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Casa de dona Donzinha e senhor Lon

Casa de janela branca entreaberta. Na Av D. Pedro ll, número 80

período: Ano 1977
local: Brasil / Petrolândia- Pe
história: Dona Donzinha
crédito: Adeilde
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

D. DONZINHA

período: Ano 2013
local: Brasil / Petrolândia- Pe
história: Dona Donzinha
crédito: Adeilde
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios