Olgamir lembra que a única obrigação que tinham ela e seus irmãos era estudar. Em 1966, deixou sua cidade natal e transferiu-se para Planaltina, no Distrito Federal, onde estudou na Escola Classe 1. Mais adiante quis ser contadora, mas foi convencida a entrar para a Escola Normal e, então, tornou-se professora. Fez concurso e foi admitida na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Deixou temporariamente o magistério em 1978, por ter passado no vestibular de Engenharia Química na Universidade Federal da Paraíba. A partir de 1982 voltou a dar aulas e dali em diante participou de todas as mobilizações lideradas pelo SINPRO-DF. Foi titular da Secretaria da Mulher no governo Agnelo Queiroz, no Distrito Federal.

Não tínhamos nenhuma obrigação além de estudar: eu cresci numa família em que o princípio era estudar. Minha mãe era professora e ela dava aulas na cidade. Então a gente ficava muito mais tempo com a minha avó, por isso eu tive uma convivência forte com a minha avó materna, ela cuidava m...Continuar leitura

imagens (20)

Campanha política

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:Olgamir Amancia Ferreira

Quintal da fazenda São João dos Costas

Foto da família no quintal da casa onde Olgamir nasceu, na fazenda São João dos Costas em Cavalcante - GO. A única foto que Olgamir tem. Da esquerda para a direita, a irmã mais velha com aproximadamente 6 anos de idade, a mãe segurando Olgamir ainda bebê no colo da minha mãe, ao lado o pai Zózimo com o irmão Joaquim (Kiko).

Mudança para Planaltina

Os pais de Olgamir, Zózimo e Oterlina, quando se mudaram do interior de Goiás para a fazenda em Planaltina - DF.

período: Ano 1966

Primeira Comunhão

Foto de Olgamir em sua primeira comunhão na Igreja São Sebastião em Planaltina -DF.

período: Ano 1967

Formatura do ginásio

Formatura do ginasial de Olgamir, à direita, e ao lado a prima Cleusa França.

período: Ano 1974

Estudantes

Foto feita como atividade do laboratório de fotografia, coordenado pelo prof. Edson Spindola, na Escola Normal de Planaltina. De pé, da esquerda para a direita: Rita de Cássia, Vera Lamounier e Elza Costa; agachadas: Olgamir e Áurea Corrêa.

período: Ano 1975

Professoras da Escola Paroquial de Planaltina

Foto de professoras da Escola Paroquial de Planaltina, no primeiro ano de trabalho de Olgamir no turno vespertino. Da direita para a esquerda, agachadas, Olgamir é a quarta.

Viagem a João Pessoa

Foto de Olgamir em viagem para fazer o vestibular na UFPB, curso de Engenharia Química.

Professora no Projeto Minerva

Foto de Olgamir como professora, de ciências e matemática, do Projeto Minerva, no período noturno, na Escola Classe IV de Planaltina. O Projeto era dedicado a alunos adultos.

Irmãos

Foto de Olgamir acompanhada de seus irmão. Da esquerda para a direita, Olgamir, Joaquim Francisco, estudante de Agronomia, e Josino Reinaut, estudante de Engenharia Elétrica.

período: Ano 1979

Estudando na UFPB

Foto de Olgamir acompanhada de seus irmão e amigos, quando estavam estudando na UFPB e dividiam uma quitinete. Da esquerda para a direita, Juarez Dutra, Josino Reinauth (irmão), Olgamir e Francisco das Chagas (à frente).

período: Ano 1978

Grávida do filho Thiago

Foto de Olgamir quando estava grávida do filho Thiago.

período: Ano 1979

Fantasiados de palhaço

Foto de Olgamir ao lado de seu filho, fantasiados de palhaços, na festa do dia das crianças. Na época, Olgamir retorna à SEE (Secretaria de Estado de Educação) na Fundação Educacional e passa a atuar no CED 01 de Planaltina com terceiras e quartas séries, ensinando matemática e ciências.

período: Ano 1983

Carteira estudantil

Foto da primeira carteira estudantil de Olgamir na UFPB.

período: Ano 1978
tipo: Documento

Fundação da UBM

Foto do Congresso Nacional de Entidades Emancipacionistas de Mulheres para a fundação da entidade UBM, que aconteceu entre os dias 5 a 7 de agosto de 1988. Olgamir é a terceira pessoa de roupa azul, na quarta fileira.

período: Ano 1988

Quatro gerações

Da esquerda para a direita, a filha Ludmila, Olgamir, a avó Cesária da Costa e a mãe Oterlina.

período: Ano 1994
tipo: Documento

Último aniversário com o pai

Olgamir ao centro, o pai Zózimo Ferreira (à esquerda) e a mãe Orterlina (à direita), comemorando o seu aniversário, o último com a presença do seu pai, em março de 1998.

Chapa 2 - Começar de Novo

Foto de folheto, anunciando a chapa 2 de oposição à diretoria do SINPRO - DF, “Começar de Novo”. Foto de Olgamir na terceira linha, terceira coluna à esquerda.

período: Ano 1992

Projeto Escola Candanga

Olgamir ao microfone no seminário sobre a Escola Candanga, organizada pelo SINPRO - DF.

Campanha para Deputada Distrital

Da esquerda para a direita, Jaime Sauchuk, a camarada Adnair França, Olgamir, o marido Aureci e mulher sentada não identificada, no lançamento do livro de Jaime Sautchuk,“Para ler Cristovam Buarque”, durante a campanha para Deputada Distrital de Olgamir, o número era 65789.

Campanha política

Foto de Dilma Rousseff e Olgamir (à direita) na campanha de Dilma para presidente e Olgamir como candidata à dep. distrital.

período: Ano 2014
tipo: Fotografia

Entrevista de Olgamir Amancia Ferreira Entrevistada por Luiz Egypto 31/03/2021 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número SINPRO_HV007 Transcrito por Aponte Revisado por Luiz Egypto 0:00 P/1 – Boa tarde professora! Muito obrigada por ter aceitado o nosso convite. Eu queria que a senhora com...Continuar leitura

Título: Democracia pela base