Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

De Ozu a Mizoguchi ou uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Esta história contém:

De Ozu a Mizoguchi ou uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

De Ozu a Mizoguchi ou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher

(Para Maria Luiza Lins e Silva Pires e Ronice Franco, que visitaram o Japão)

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Foi numa entrevista de João Moreira Salles que ouvi falar pela primeira vez do cineasta japonês Yasujiro Ozu (1903-1963). Do Japão, conhecia apenas filmes de Akira Kurosawa (1910-1998) em virtude de sua projeção internacional e de Nagisa Oshima (1932-2013), leia-se O império dos sentidos (1976), no âmbito da nouvelle vague japonesa. Este filme, como sabemos, foi censurado no Brasil, e no país de origem, por apresentar cenas de sexo explícito.

Salles relata que ao filmar Santiago (2006), antigo mordomo da mansão de sua família, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, hoje Instituto Moreira Salles, utilizou alguns enquadramentos à la Yasujiro Ozu. Vemos Santiago, em branco e preto, encarcerado, por planos médios e estáticos (às vezes em close up), a partir de uma câmera praticamente paralisada, à altura de um homem sentado no chão. Foi uma homenagem à genialidade do cineasta, afirma o diretor. Essa entrevista me levou a conhecer o essencial da filmografia de Yasujiro Ozu, publicada pela Versátil, num conjunto de 22 filmes, editados em quatro volumes. Era uma vez em Tóquio (1953) e Pai e filha (1949) são representativos da estética ozuniana no enquadramento das cenas.

Se Salles me levou a Yasujiro Ozu, agora é este cineasta quem me leva, por assim dizer, ao cinema de Kenji Mizoguchi (1898-1956). Ao ler o nome Ozu, na proposta do curso Cinema japonês, de Ozu, Mizoguchi e Kurosawa à nouvelle vague japonesa, realizada em São Paulo, pelo Sesc Paulista, não vacilei e me inscrevi imediatamente nas aulas de Fernando Oriente. Era uma oportunidade ímpar de conhecer, em plenas férias, O maior cineasta japonês ou, simplesmente, um dos maiores cineastas, como afirmou Jean-Luc Godard.

Fala-se em mais de 200 títulos a produção cinematográfica de Mizoguchi....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.