Infância na fazenda Santa Isabel, próximo a Promissão. A sua mãe a ensinou a costurar desde criança, aos 10 anos. Possui uma família grande, com 10 irmãos. Moravam todos em uma casa de colônia. Precisavam fazer longas caminhadas para chegar na escola. Seu pai aprendeu um pouco de japonês para conversar com outro sitiante. Haviam muitas festas de São João e Folia de Reis. As casas da época eram mais comumente de madeira, hoje de tijolos. Seu pai chegou a mudar com toda a família para uma fazenda no interior do Paraná. Houveram tempos de seca e outros de muita chuva com granizo que destruiu as colheitas. Anos depois, o seu pai falece de um acidente de trânsito. Irmãos precisaram trabalhar nos cafezais. Se casou e mudou para Bauru-SP. Era difícil as locomoções de uma cidade para a outra, lembra dos ônibus do Expresso de Prata e Reunidas, as "jardineiras". Contou sobre algumas músicas que dançava na época. Rio Bauru. Trabalhou próximo a Avenida Duque de Caxias, na Portable. Fez curso de costura no Sesi. Fazia roupas para balé. Família Reis. Balé. Fazia confecção de roupas, vestidos. Lembra dos materiais de tafetá, plissado e godê duplo.

Meu nome é Juraci dos Reis Vanin. A data do nascimento é 24 de janeiro de 1951, em Promissão. Meus pais são José dos Reis e Maria da Silva Reis. Eram trabalhadores rurais, e a gente morava no campo, num sítio. Tenho uma “frota” de irmãos, pois nós éramos em dez, e eu sou a terce...Continuar leitura

Projeto Memórias do Comércio de Bauru Entrevista de Juraci dos Reis Vanin Entrevistada por Cláudia Leonor e Wiliam Carneiro MCHV_023 Bauru, 08 de fevereiro de 2021 Então, Dona Juraci, obrigada por ter aceitado o convite. Eu vou pedir pra senhora falar o seu nome completo, o local e a data de na...Continuar leitura

Título: Costureira de mão cheia

Local de produção: Brasil / Bauru