Maria nos conta sobre sua linhagem paulistana tradicional e sua infância na São Paulo dos anos 20. Nos fala sobre as brincadeiras de criança da época, sua formação escolar e sua entrada na Faculdade Nacional de Medicina na Universidade do Brasil, em 1947. Nos fala sobre sua militância política pela defesa do monopólio nacional/estatal do petróleo, que uniu muitos setores da sociedade civil. Tal movimento se consolidou na campanha "O Petróleo é Nosso". Fala sobre a fundação da petrobrás, o processo de escrita de seu livro de memórias, sua vinculação com a AEPET, sua família, o Movimento em Defesa da Economia Nacional (MODECON) e a necessidade de se guardar a memória nacional.

Nas campanhas médico-sociais em que eu entrei, nas campanhas femininas e principalmente - principalmente que foi onde eu me dediquei mais e até hoje - nas campanhas cívicas. De defesa dos interesses, começando pela campanha do petróleo. Que entrei em 1948; final de 47 já estava nos centros dem...Continuar leitura

Meu nome completíssimo é muito grande, Nossa Senhora. Então vamos lá, há lugar. Maria Augusta de Toledo Tibiriçá Miranda. Mas eu não uso isso tudo, é muito nome. Nasci em São Paulo, capital. Seis de maio de 1917. Com o que estão vendo, 6 de maio próximo completo 86 anos. FAMÍLIA Meu pai...Continuar leitura

Título: Consciência e política

Data: 11/04/2003

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Personagem: Maria Augusta de Toledo Tibiriçá Miranda Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.