Sátiro de Araújo Grama, nasceu em 1922, em Uberlândia, interior de Minas Gerais. Nessa entrevista ao Museu da Pessoa, conta sobre as brincadeiras da infância, o que mais marcou em sua escola e a necessidade de largar os estudos para trabalhar. Relembra todos os empregos em que já trabalhou, de varredor, estoquista, até chegar à posição de guarda-livros em uma loja de tecido. Fala também sobre sua atuação no Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial e narra a feliz coincidência de reencontrar um amigo dos tempos de guerra, quando já trabalhava na Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, onde trabalhou por mais de trinta e cinco anos, na área de administração contábil e jurídica.

imagens (9)

Jovem contador

data (ou período): Ano 1939 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Notícias da guerra

data (ou período): Ano 1945 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Amigos executivos

data (ou período): Ano 1983 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Time comercial

data (ou período): Ano 1942 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

A nova diretoria

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Representante da CTBC

data (ou período): Ano 1977 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Formandos de contabilidade

data (ou período): Ano 1939 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Dia da telefonista

data (ou período): Ano 1964 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Comunicado interno

data (ou período): Ano 1978 Imagem de:Sátiro de Araújo Grama

Jovem contador

Sátiro em retrato de formatura pelo curso de Contabilidade da Academia de Comércio de Uberlândia. Ele desistiu do ginásio por ser oferecido de dia, horário em que ele precisava trabalhar, e cursar Contabilidade à noite. Estudou por quatro ou cinco anos e, apesar das circunstâncias adversas, passou a tomar gosto pela área.

período: Ano 1939

Notícias da guerra

Sátiro foi promovido à sargento após um curso no CRFG e pegou um trem para o Rio de Janeiro no intuito de integrar-se ao Centro de Recompletamento Pessoal (CRT) da Força Expedicionária Brasileira (FEB). As roupas de Sátiro chegaram a embarcar para a Itália na época da Segunda Guerra Mundial, mas o recruta ficou doente e permaneceu no hospital por mais de vinte dias, o que o impossibilitou de viajar, até que chegou a notícia do fim da guerra.

período: Ano 1945

Amigos executivos

Sátiro entre amigos dentro da sede do Grupo Algar. Esq.-dir.: Fausto Calábria, Nelson Cascelli e Sátiro de Araújo Grama.

período: Ano 1983
Palavras-chave:

Time comercial

Sátiro disputou o torneio da Associação Acadêmica de Comércio Mário Porto (AACMP). Era um excelente centro-avante: segundo o médico Macedo de Oliveira, que chegou a vê-lo jogar na década de 40, estaria hoje na seleção. Apesar de sempre ter se destacado, nunca pensou o futebol como carreira. Da esquerda para a direita, de pé: Benjamin Carneiro de Paiva, Sátiro de Araújo Grama, Sebastião Silva, Dalmo de Araújo Polli, Matilde Sales Guimarães (madrinha do time), não identificado, Anselmo, Orlando, Abílio Segadans. Agachados: Camerino Bispo dos Santos, José Silva, Nivaldo Neves, Edgard, Arcelino, José Pereira de Abreu, Cândido Miranda.

período: Ano 1942

A nova diretoria

Sátiro (de pé, camisa listrada) na cerimônia de posse da diretoria do Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia (CESAG), da qual foi membro. Amante dos esportes, Sátiro se destacou no futebol como centro-avante nos jogos do colégio e, mais tarde, como lateral na Academia do Comércio. Esq.-dir.: Alexandrino Garcia, Luiz, Ortência, Walter Machado, Sátiro e Dilson Dalpiaz Dias.

período: Ano 1976

Representante da CTBC

Sátiro (à esquerda) durante o VI Painel Telebrasil em uma das muitas viagens que fez no papel de representante da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). Na fotografia também estão general Alencastro, ministro comandante Euclides Quandt de Oliveira, Laércio Birra, Osvaldo Bernardes e Ari Constante.

período: Ano 1977

Formandos de contabilidade

Sátiro (antepenúltima pessoa de pé, da esquerda para a direita) formou-se no curso de Contabilidade da Academia de Comércio de Uberlândia com apenas dezessete anos de idade. Trabalhava durante o dia numa loja de tecidos, "O Mundo Elegante", onde tornou-se guarda-livros, e estudava à noite. De todos os formandos de sua turma, apenas ele seguiu a carreira de contador.

período: Ano 1939

Dia da telefonista

Cartão de missa realizada em homenagem ao Dia da Telefonista.

período: Ano 1964

Comunicado interno

Comunicação interna da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) sobre consultoria jurídica e contábil para todas as unidades, assinada pelo diretor presidente Alexandrino Garcia.

período: Ano 1978
tipo: Documento

Projeto Museu do Futuro CTBC Telecom Programa de Memória Oral Realização Museu da Pessoa Depoimento de Sátiro de Araújo Grama Entrevistado por Luiz Egypto de Cerqueira e Antoniette Camargo Uberlândia, 25 de novembro de 1999 Código: CTBC_HV003/ MA_EA_HV111 Transcrito por Nadir de Melo Martins ...Continuar leitura

Título: Conectando vidas de norte a sul