Neste depoimento, Seu Bertino fala sobre sua infância em Juruti, quando tinha a presença forte e protetora de seus pais. Sua mãe, como diz, foi sua professora, incentivando ele e seus irmãos a lerem toda noite, à luz de velas, após um dia de trabalho com a roça e o gado. Seu pai os ensinou toda a cultura do gado - que Bertino nos mostra aqui um pouco - da pesca e da mandioca. Além disso, foi um exímio contador de histórias e causos, além de um fabricador de canoas. Como podemos ver aqui, foi a pedra angular de Bertino na construção de sua própria família. Além disso, Bertino nos fala do cotidiano da pecuária: a criação, vacinação, transporte, alimentação, venda e até os momentos de relação afetiva com o gado. Também vemos em seu depoimento o seu casamento, as festas, brincadeiras e lendas da região de Juruti, interior do Pará. Ao fim, Seu Bertino nos fala sobre a importância da preservação ambienal, o valor de se contar uma história e, finalmente, seus sonhos para o futuro.

"Meu pai criou gado. Quando eu abri o olho, eu só não nasci no curral porque a minha não não era vaca. Mas eu me criei já bebendo leite. Era uma beleza o gado, leite gostoso. Quando o meu pai trabalhou a dificuldade era que ninguém tinha campo, nós botava gado naquelas ilhas e era cortado es...Continuar leitura

imagens (4)

Bertino Gomes da Cruz

Homem idoso sentado em uma cadeira em uma construção de madeira. Está segurando um livro. Há um rio e árvores ao fundo.

Bertino Gomes da Cruz

Homem idoso dentro de um barco em um rio. Há vegetação ao fundo.

Bertino Gomes da Cruz

Homem idoso dentro de um barco em um rio. Há vegetação ao fundo.

Bertino Gomes da Cruz

Homem idoso segurando um chapéu em uma das mãos estendidas para cima. Está em uma pastagem com animais ao fundo.

Palavras-chave:

Depoimento de Bertino Gomes da Cruz Entrevistada por Márcia Trezza Juruti, 19 de abril de 2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista MB_HV_105 Transcrito por Ana Carolina Ruiz Revisado por Fernanda P. Prado Tags: pecuária, família, casamento, Juruti, contação de histórias, trabalho na infân...Continuar leitura

Título: Com o gado é preciso ser valente

Data: 01/01/1900

Local de produção: Brasil / Pará / Juruti

Personagem: Bertino Gomes da Cruz Transcritor: Ana Carolina Ruiz Revisor: Fernanda Prado Entrevistador: Marcia de Fatima Elias Trezza Autor: Museu da Pessoa

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa

Todo teatro é político

Personagem: Jaime CuberosAutor: Museu da Pessoa

As mudanças para uma cidade cada vez maior

Personagem: Joaquim Lemos FerreiraAutor: Museu da Pessoa