Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Claudio Pincinato
Por: Museu da Pessoa, 11 de junho de 2008

Cláudio Pincinato

Esta história contém:

Cláudio Pincinato

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu sou Cláudio Pincinato, nascido em Jundiaí em 12 de setembro de 1935. ATIVIDADE ATUAL Atualmente eu sou aposentado, mas continuo exercendo uma atividade profissional numa empresa que produz equipamentos para laboratório, de propriedade de meu sobrinho. E estou prestando serviço a ele da mesma forma que eu prestava a Avon, dentro da mesma área de atuação. Com uma pequena diferença: durante todos esses 26, 27 anos de empresa, nós aprendemos muito. E hoje, na empresa do meu sobrinho, posso desenvolver esse conhecimento maravilhoso que a Avon me deu. FAMÍLIA Meu pai, Domingos Pincinato. E a mamãe, Francisca Morilla Pincinato. O papai era agricultor, trabalhava num sítio em Jundiaí, de propriedade do vovô. Eles produziam uvas e figos. Da uva, inclusive, ele transformava em vinho. E eu tive o prazer de num momento qualquer da minha vida, pisar nas uvas para transformar no suco que depois se transformava em vinho. Era o processo rudimentar que o vovô utilizava, a essa altura o vovô já não era mais vivo, isso foi no sítio que ficou com o irmão mais velho, Antônio Pincinato. E figo ele vendia no mercado. Mamãe nasceu no Brás, na Rua Carneiro Leão e a mamãe era, como era comum no passado, preparada para ser amanhã ou depois uma esposa e dona-de-casa. Do lado do papai, a origem é italiana e do lado da mamãe, Espanha. Então, eu sou 50% de cada origem, italianos e espanhóis. A mamãe vinha de uma região próxima de Barcelona. Eu a escutava dizer que a avó Rita, que era de lá, era muito brava. Diz a mamãe que isso é uma característica dos espanhóis, serem bravos; não sei. E o papai era perto de Veneza. Uma história, muito pouca gente sabe nesse sentido, porque a família do papai tinha que trabalhar muito e não sobrava tempo para você tratar dessas culturas. Era uma família enorme, eram no total 17 filhos. O vovô, quando veio para cá, em 1889, eu posso estar enganado em algum pequeno detalhe, mas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Cláudio Pincinato
Data: 11 de junho de 2008
Local de produção: Brasil / São Paulo
Personagem: Claudio Pincinato
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Escrevendo a História
Vídeo Texto

Roland Marinho Sierra

Escrevendo a História
Amor bandido
Vídeo Texto

Patrícia Tassi

Amor bandido
Um flamenguista pelo mundo.
Vídeo Texto

Francisco Moraes

Um flamenguista pelo mundo.
Música na minha casa é 24 horas
Vídeo Texto

Jose Gerson de Moura

Música na minha casa é 24 horas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.