Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Viviane Marcondes
Por: Paula de Camargo Penteado, 8 de junho de 2020

Casa de vó

Esta história contém:

Casa de vó

Lembro-me da casa da minha avó. Minha mãe enfermeira trabalhava o dia inteiro e às vezes a noite, aos sábados e às vezes domingo. Andava de ambulância também, pegando todo tipo de pessoa que precisasse de ajuda, naquele tempo não tinha SAMU. Meu pai tinha uma oficina elétrica de carros aqui na Avenida Nossa Senhora do Sabará e também trabalhava o dia inteiro e aos sábados também. Meu irmão quase adolescente levava a gente na creche e buscava de carrinho de rolimã. Era muito divertido. Às vezes minha vó nos buscava. Ficávamos muito na casa da minha avó, brincávamos o dia inteiro, não tínhamos um baú de brinquedos, mas tínhamos uma caixa onde guardávamos todos nossos objetos que incluíam brinquedos e assessórios que herdávamos das nossas tias e mães, como bolsas velhas para brincar, sapato de salto e roupas para vestir nosso bebês grandes. Uma caixa, bem cheia, de bonecas, acessórios, herdávamos cobertores de quando éramos bebês, tínhamos muitas bonecas, mas as bebês eram a sensação, mas ouve outros momentos como jogos: o jogo cara-cara, jogo do mico que era um baralho, o pogoboll, uma bola parecia com um disco voador que ficávamos pulando nele pela casa até o pé fazer bolhas, tínhamos coleção também, como as chuquinhas, umas bebês pequenas, minha prima tinha um brinquedo que era uma sensação para nós todos queriam ir para a minha vó para brincar com a gente. Era um mini Mcdonalds, para fritar a batata, era só apertar que fazia espuminha, tinha o pão, refrigerante, a gente colocava de verdade, porque apertava saia e dava para colocar no copinho muito legal. Brincávamos de médico, uma era enfermeira, outra era médica, por conta da influência da minha mãe, brincávamos de igreja, porque minha família sempre foi para a igreja, éramos influenciadas, brincávamos de escola, de banco. Na casa da minha avó ficava eu, minha irmã e minha prima, que morava com minha avó, porque minha tia morava com ela,...

Continuar leitura
fechar

Quintal da casa da vó

período: Ano 2020
imagem de: Viviane Marcondes
história: Casa de vó
tipo: Fotografia

Foto na frente da casa da vó

Foto na frente do jardim da casa da vó, de rosa. Junto estão minha mãe e irmão

período: Ano 2020
imagem de: Viviane Marcondes
história: Casa de vó
tipo: Fotografia

Mamãe na época da enfermagem, na década de 90

período: Ano 2020
imagem de: Viviane Marcondes
história: Casa de vó
tipo: Fotografia

Oficina na Avenida Nossa senhora do Sabará 1988

período: Ano 2020
imagem de: Viviane Marcondes
história: Casa de vó
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios