Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 10 de março de 2023

Brinco de casinha... até hoje!

Esta história contém:

Brinco de casinha... até hoje!
fechar

Caixa dos caboclos

Caixa feita por um artesão de Santa Cruz do Escalvado para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal

Adereço dos caboclos

Tiara costurada pela irmã de Zenilda para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo. Os cabelos são feitos a partir de uma planta.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal
Palavras-chave:

Arco e flecha

Arco e flecha feitos para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo. Os participantes batiam as flechas no ritmo da caixa.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal

O mastro

Mastro e roda onde são colocadas as fitas para a dança das fitas, onde os participantes trançam o mastro a partir de um movimento coreografado. Zenilda conta que toda a comunidade se mobilizou para a construção do mastro: uns buscaram o tronco, prepararam a madeira, tornearam a roda, entre outras funções. Em uma apresentação feita na sede de Santa Cruz do Escalvado, não era possível fincar o mastro na terra. A solução foi colocar um participante em cima de uma mesa segurando o mastro com a ajuda de um cinto, costurado pela própria Zenilda.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal

Anotações para a festa

Toada inicial da dança dos caboclos, que Zenilda recuperou para o projeto Café com História. Ela conta que seu avô organizava esta festa no passado, e que contou com a ajuda do tio para recuperar as músicas e poemas daquela época.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Anotações para a festa

Toadas da dança dos caboclos, que Zenilda recuperou para o projeto Café com História. Ela conta que seu avô organizava esta festa no passado, e que contou com a ajuda do tio para recuperar as músicas e poemas daquela época.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Anotações para a festa

Música que acompanha a dança do pau de fitas. Zenilda conta que o verso “na ponta da fita tem dendê” significa que as fitas do mastro trazem muitos segredos e conhecimentos.

local: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Zenilda José Gomes Rodrigues

Entrevistado por Elisangela Venceslau, Ravenia Vitoria

Santa Cruz do Calvário , 10 de março de 2023

Projeto Memórias do Rio Doce

Entrevista nº MRD 0016

Transcrita por Bruna Alves

(00:00:23) P1: Então, boa tarde, vamos iniciar nossa entrevista, primeiramente eu gostaria de te agradecer. Tá, Zenilda? Por ter aceito nosso convite.

R: Boa tarde, Elisangela.

P1: Espero que seja maravilhoso esse momento.

R: Vai ser uma alegria muito grande participar com você né, que foi minha colega de trabalho né, Ravena aí também, minha colega que nós duas tivemos um parto quase junto, lá no hospital, vai ser uma alegria muito grande participar com vocês disso aí. Tá bom? Vocês já fazem parte da minha família.

P1: Obrigada, vamos começar.

(00:01:01) P2: Boa tarde, espero que esteja tudo bem, conta para nós o seu nome completo.

R: Boa tarde, Ravena, graças a Deus está tudo bem, meu nome completo é Zenilda José Gomes Rodrigues, eu nasci no dia 22 de maio de 1963, sou da comunidade aqui de Merengo mesmo, e eu tenho várias histórias a falar da comunidade.

(00:01:30) P1: Primeiro você ter falado que você não gosta do nome Merengo.

R: É.

P1: Tem algum motivo, por quê que você não gosta desse nome?

R: Não, motivo é assim, em memória do meu avô mesmo, porque logo quando, para você ver como é que são as coisas, Merengo surgiu, Merengo por causa de uma partida de futebol, e nessa partida de futebol né, aqui tinha um time maravilhoso, tinha jogadores bons demais, aqui na comunidade. E sempre tinha torneio de baralho, que é o famoso truco e torneio de futebol. E nesse dia, houve um torneio de futebol, e a turma que veio para cá, não me lembro mais agora qual que foi o time, que naquela época eu era bem pequena, né. Esse time que veio, tinha um boteco na praça, então, o pessoal era de caminhão que vinha, eles pararam para tomar uma pinga ali, e reclamando, porque tinha perdido, mas...

Continuar leitura

Título: Brinco de casinha... até hoje!

Data: 10 de março de 2023

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado

Coordenador: Anônimo
Pesquisador: Sofia Tapajós
Vídeomaker: Caetano Etrusco
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios