Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 31 de dezembro de 2020

Bem-vindo Santo Padre!

Esta história contém:

Bem-vindo Santo Padre!

Então, a Igreja dos Alagados surgiu assim: O Papa anunciou que vinha ao Brasil. O Papa anunciou que queria vir nos Alagados. Esses Alagados na Europa é conhecido! (...) Bom, aí, o Governo do Estado queria fazer um marco dentro da área dos Alagados para deixar no local. Aí combinou com o Dom Avelar, que era cardeal, como fazer esse marco e onde. Aí o cardeal me chamou e disse: “- O que é que acha? O governo quer construir uma igreja para o encontro com o Papa.” Eu disse: “ - Aí nos Alagados tem um morro bonito, com mangueira.”. E ele mandou uma comissão, conversaram comigo... (...) Aí nós fomos. Subimos a ladeirinha e tal… eu ajudei. Aí Dom Avelar combinou: “- Vamos fazer aqui nesse morro!” (...) Aí começa a obra. Todo domingo o bispo auxiliar vinha celebrar aqui na capela. Dom João de Souza Lima, ele era bispo emérito do Amazonas, de Manaus. Ele morou aqui como auxiliar de D. Avelar. Ele celebrava aqui. (...) Andava em cima das palafita. Daqui da capela até o padre Moura tinha que andar em cima das tábua. Aí o Papa chega, mas não chega, chega, mas não chega… Mês de maio e a obra não saia. Estava meio atrasada. Quando foi lá para o dia 5 de julho, fim de julho… fim de junho… São João… estava mais ou menos a obra. Naquele molhado ainda. Entregaram provisória. Botamos dentro da capela uns 30 bancos de madeira provisórios, e quando o Papa chegou, era aquela correria pra inaugurar a Igreja. Naquela sacadinha de tijolinho, o Papa saiu ali, pegou uma criança nos braço e levantou. Aí tinha um pote com água e o Papa abençoou o benzeu a igreja com essa água (...) Eu fiquei encarregado de decidir os convite, de distribuir os convite. Pra dentro da igreja iam só 300 pessoas. Então eu escolhi as idosas daquele bairro, as irmãs.. (...) Porque também toma muito sol lá fora. Era só 300 pessoas, por conta das credenciais. Esses papéis eram assinados pela polícia...

Continuar leitura
fechar

Papa João Paulo II

Criança conseguiu furar bloqueio para abraçar o Papa João Paulo II

período: Ano 2021
crédito: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e S
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios