Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

As vitórias de Sarita

Esta história contém:

As vitórias de Sarita

Sarita nasceu em 1965, em Piedade de Ponta Nova, em Minas gerais, tem quatro irmãos. Ela desde criança sobrevivia comendo do que plantava. Hoje fica admirada como é fácil ir ao mercado e comprar alimentos. A mãe, Senhora Manoelina Marta Ferreira, é uma benzedeira que cura muita gente no lugarejo. Não teve acesso a escola na infância e deixou a casa dos pais aos 16 anos para tentar a vida em Cubatão. Morou por anos no bairro Vila Nova.

Presenciou cenas chocantes do incêndio da Vila São José, em 1984. Sem nenhum treinamento profissional, insistiu várias vezes ocupar a vaga de cozinheira num restaurante e pela insistência conseguiu o emprego. Foi roubada do primeiro salário, por um ladrão que se escondeu debaixo de sua cama. Mudou-se para o bairro Ilha Caraguatá em 2006. Começou a ser alfabetizada de fato em 2009, na Escola Rui Barbosa, onde, agora foi entrevistada por alunos da mesma instituição. Sofreu discriminação com ataques agressivos, por ser um travesti, e sentia-se como um Judas sendo apedrejado.

Mas com o passar dos anos tornou-se familiar e respeitada pelos moradores e em pouco tempo presidente da Associação Comunitária. Hoje está cursando faculdade de Serviço Social. Seu sonho é ser vereadora em Cubatão.

Fechar

A cozinheira Sarita

Dados da imagem Desenho sobre a história de Sarita

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / São Paulo / Cubatão

Imagem de:
Sarita

História:
As vitórias de Sarita

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
cozinheira, trabalho

Desenho sobre a história de Sarita

Ladrão embaixo da cama

Dados da imagem Desenho sobre a história de Sarita

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / São Paulo / Cubatão

Imagem de:
Sarita

História:
As vitórias de Sarita

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
roubo, primeiro salário

Desenho sobre a história de Sarita

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.