Ir direto ao conteúdo
Por: Rafael Ruiz Zafalon de Paula, 16 de outubro de 2024

ARTE, SUPERAÇÃO E LEGADO

Esta história contém:

ARTE, SUPERAÇÃO E LEGADO

Rafael Ruiz Zafalon de Paula (São Carlos-SP, 1996),

Nascido em 19 de novembro de 1996, no interior do estado de São Paulo, Rafael Ruiz Zafalon de Paula exemplifica como talento e determinação podem superar qualquer adversidade. Criado em um ambiente humilde, ele enfrentou desafios profundos que moldaram sua visão de mundo e fortaleceram sua resiliência. A falta de apoio familiar e as dificuldades financeiras não sufocaram sua criatividade e sede de conhecimento, mas, ao contrário, reforçaram seu espírito indomável.

Criado principalmente pela avó materna, com o apoio afetivo e financeiro da bisavó materna, Rafael lidou desde cedo com questões de saúde, como a obesidade e suas comorbidades, além de traumas emocionais que a família não enfrentou adequadamente. No entanto, ele transformou essas dores em motivação para construir uma trajetória única e de impacto.

Aos 14 anos, Rafael começou a lecionar, preparando alunos para vestibulares e concursos públicos, especialmente nas áreas de redação, língua portuguesa e ciências. A diversidade dos assuntos que ensinava refletia sua inteligência versátil e sua paixão por compartilhar conhecimento. Mais do que um professor, ele já se mostrava um mentor atento às necessidades de cada aluno, sempre pronto para novos desafios.

Sua formação acadêmica foi igualmente multifacetada. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), em São Carlos, e especializou-se em conservação, preservação e restauração de obras de arte e esculturas (ULisboa). Além disso, formou-se em Design de Interiores (FASULMG), ampliando seu repertório criativo e técnico, o que o tornou um profissional diferenciado no campo das artes e do design. Sua pesquisa, inspirada pelo arquiteto modernista João Batista Vilanova Artigas e pela artista plástica Virginia Artigas, revela seu compromisso com a vanguarda cultural e a preservação do patrimônio...

Continuar leitura
Palavras-chave: legado
fechar

Jean estagiário

Contrato de trabalho de Jean como estagiário na Ecosul.

período: 07/04/2008
local: Brasil / Rio Grande Do Sul / Pelotas
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios