No tempo que no internato era proibido falar a língua indígena, aquele que era flagrado falando a sua própria língua, como punição recebia o Chaveiro, certo dia seu grupo do Arlindo resolveram dar o fim nesse chaveiro e enterraram na leira, nunca mais o chaveiro foi encontrado, assim acabou a punição com o chaveiro.

Arlindo é um sábio Tukano As mentes está sempre abrindo Na hora da comida tradicional Ele fica alegre e sorrindo É uma pessoa sonhadora Mesmo quando não está dormindo Arlindo Maia Yepá Diró Mahsũ (Tukano), do Ahkó Ñisa (rio Papuri), no povoado com nome tradicional Diakahsapá, nas...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica

Título: Arlindo Maia Tukano

Data: 15/09/2022

Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté

Personagem: Arlindo Bosco Sodré Maia Entrevistador: Jonas Worcman de Matos Entrevistador: Edvirgem Tariano Entrevistador: Josué Tariano Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.