José Ricardo fala sobre sua infância, quando ajudava sua família na agricultura e no cuidado com os animais. Formou-se técnico agrícola, porém serviu o Exército por seis anos e, em seguida, passou no concurso para maquinista na rede ferroviária. José Ricardo conta sobre o cotidiano trabalhando na ferrovia e as modernizações pelas quais o trabalho passaram desde o início de sua carreira, nos anos 1980. Fala sobre a atuação da Associação Estadual dos Maquinistas e sobre seu trabalho para além de maquinista, como pesquisador atuando em diversas cidades com o objetivo de conhecer a história para então propor melhorias no seu trabalho. José Ricardo fala sobre a relação da cidade de Santo Ângelo (RS) com a ferrovia, além de contar um pouco da história da estação de trem. Comenta também sobre sua atuação em uma ONG voltada à recuperação de dependentes químicos, após a aposentadoria como maquinista.

P/1 - Boa tarde, senhor José Ricardo. R - Boa tarde. P/1 - Meu nome é Genivaldo e nós vamos começar então com a sua entrevista. Primeiramente eu vou pedir que o senhor informe o seu nome, local e data de nascimento. R - José Ricardo Martins Ferreira, nascido em São Luiz Gonzaga, no dia oi...Continuar leitura

Título: Aqui a ferrovia é o centro de tudo

Local de produção: Brasil / Santo ângelo/são Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: José Ricardo Martins Ferreira