Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 26 de janeiro de 2019

Aprende-se também olhando as nuvens passarem

Esta história contém:

Aprende-se também olhando as nuvens passarem

APRENDE-SE TAMBÉM OLHANDO AS NUVENS PASSAREM

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Pretendia me estirar na areia da praia do Pina para assistir ao mais demorado eclipse lunar total do século XXI. São poucos os seres humanos sobre a face da terra hoje que poderão, ainda, visualizar um acontecimento similar a este, mas não igual. Quem viu, viu. Quem não viu, não verá mais. Explico adiante. Mas as chuvas que caíram sobre o Recife me levaram a ver o eclipse da lua apenas nos pedaços de céu, que ainda restam sobre a cidade.

Tenho fascínio pelos fenômenos astronômicos. Sempre foi assim. E não estou sozinho nessa fascinação.

Da janela alta da minha casa, em Pesqueira, via-se a Serra do Ororubá, sob o céu mais estrelado da infância. Em várias ocasiões, N.C. apontava as fases da lua, a inclinação do Cruzeiro do Sul, o planeta Marte, que não lampeja como as estrelas, ou qualquer estrela cadente que cruzava à deriva aquela cidade noturna à beira do Sertão. Nunca consegui visualizar um meteoro, apesar do esforço dela em direcionar rapidamente o meu olhar para a trajetória do objeto luminoso, e meu, em localizar, ao menos, o que sobrara do rastro de luz deixado.

Certa vez, reencontrei esse céu estrelado, já esquecido pelas luzes da cidade. Estava em Fernando de Noronha. Caminhando com colegas da universidade por uma trilha às escuras em direção ao nosso alojamento, fui surpreendido por uma bola de fogo, de tamanho considerável, a cortar o céu do arquipélago. Involuntariamente, feito criança, pulei de alegria diante do fenômeno, para estranhamento dos que estavam ao meu lado, claro. Era a mais pura realização de um sonho pelo acaso da vida, tal como afirma Paul Veyne, em Como se Escreve a História, no sentido de que debaixo da lua, tudo é devir, acontecimento e acaso.

Às vezes, tenho a certeza de que foram os fenômenos astronômicos que me levaram a ter igual fascínio pelos acontecimentos históricos do meu...

Continuar leitura
Fechar

Eclipse Lunar - aquarela de Angelo Brás Fernandes

Dados da imagem Eclipse Lunar - aquarela de Angelo Brás Fernandes

Período:
Ano 2018

Imagem de:
Angelo Brás Fernandes Callou

História:
Aprende-se também olhando as nuvens passarem

Crédito:
Angelo Brás Fernandes CAllou

Tipo:
Ilustração

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Mestre do coração derrancado
Vídeo Texto

Antonio Luiz de Matos

Mestre do coração derrancado
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
A luta contra o esquecimento
Áudio Vídeo Texto

Otacília Pereira da Paixão

A luta contra o esquecimento
Célia: o alicerce da família
Texto

Célia Compagno Cyrino Pereira

Célia: o alicerce da família
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.