Nelson recorda da infância atribulada, numa casa com oito irmãos. Lembra do cuidado da mãe com a educação dos filhos, fala do início de sua trajetória educacional e relata um episódio de racismo de que foi vítima na escola. Em 1974, migrou para Brasília, onde completou o segundo grau no Ginásio Noroeste, uma escola pública. Em 1977, foi aprovado, em primeiro lugar, no vestibular para o curso de Matemática do CEUB, que curso com uma bolsa integral. Fez concurso no então Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e conquistou uma vaga na Polícia Federal. Em 1983 fez novo concurso e foi admitido na Fundação Educacional de Brasília como professor de Matemática. Com isso, abandonou a carreira de policial e tornou-se professor, até se aposentar.

Eram oito irmãos dentro de casa e minha mãe era muito dura na criação da gente, dura mesmo. Ela chegava às seis horas da tarde do trabalho e dizia [para fazer] a fila. E o que é fazer a fila? É cada um com o caderno na mão, exercício da mão, e aí ela corrigia o exercício de todo mu...Continuar leitura

imagens (8)

Formação disciplinar

data (ou período): Ano 1967 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Turma do Ensino Médio

data (ou período): Ano 1875 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Universitário

data (ou período): Década 1980 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Agente de Polícia Federal

data (ou período): Ano 1983 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Professor na SEDF

data (ou período): Ano 1984 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

XX Congresso Nacional da CPB

data (ou período): Ano 1987 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

XXI Congresso Nacional da CPB

data (ou período): Ano 1988 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Passeio pela Esplanada

data (ou período): Ano 1998 Imagem de:Nelson Moreira Sobrinho

Formação disciplinar

Nelson em acampamento de Lobinhos, turma da professora Ariadna. “Representa um marco de formação disciplinar na minha infância.”

período: Ano 1967

Turma do Ensino Médio

Nelson junto de sua turma do 3° Ano de Ensino Médio do Ginásio do Setor Noroeste (GISNO) em Brasília. “Representa minha formação na escola pública do Distrito Federal e a amizade com pessoas inesquecíveis.”

período: Ano 1875

Universitário

Foto retrato de Nelson quando ingressou no curso de Matemática da faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade CEUB DF que representou sua formação pedagógica para professor.

período: Década 1980

Agente de Polícia Federal

Nelson como funcionário público, Agente de Polícia Federal de Brasília, em um trabalho desenvolvido no Estado do Mato Grosso do Sul no ano de 1983. “Ser polícia não foi uma experiência exitosa.”

período: Ano 1983

Professor na SEDF

Nelson em posse como professor na SEDF em 1984. “Representa a realização de toda a minha idealização profissional.”

período: Ano 1984

XX Congresso Nacional da CPB

Nelson em XX Congresso Nacional da CPB (Confederação dos Professores do Brasil) em Porto Alegre - RS. Na plenária final esteve como dirigente do SINPRO/DF. “Representou minha formação sindical na primeira direção eleita.”

período: Ano 1987

XXI Congresso Nacional da CPB

Nelson em XXI Congresso dos Professores da CPB no Ginásio de Esportes Nilson Nelson em Brasília, janeiro do ano de 1988, que transformou a CPB em CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação. “Representou minha participação em um marco histórico da luta dos trabalhadores das escolas públicas.”

período: Ano 1988

Passeio pela Esplanada

Nelson acompanhado de seus pais, filhos e sobrinhos em um passeio pela Esplanada. Visita dos pais de Nelson, sr. Celso e Dona Teresinha, em Brasília no ano de 1998. Os filhos gêmeos de Nelson são Lucas, de camisa listrada e Laura de vestido azul, na época ambos com 6 anos de idade. Junto dos sobrinhos Thiago e Mariá. “Muita alegria em rever meus pais vindos do Piauí.”

período: Ano 1998
tipo: Fotografia

Entrevista de Nelson Moreira Sobrinho Entrevistada por Luiz Egypto 18/03/2021 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número SINPRO_HV006 Transcrito por Aponte Revisado por Luiz Egypto 00:00 P/1 - Boa tarde, professor Nelson! Muito obrigado por ter aceitado nosso convite. Eu queria que o senhor ...Continuar leitura

Título: Aposentado, em greve