Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Ao mestre, com carinho

Esta história contém:

Ao mestre, com carinho

P - Leila para a gente começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, local e a data de nascimento. R - Meu nome é Leila Márcia Carvalho Constantino, eu nasci no dia 23 de fevereiro de 1956, em Cantagalo. Nasci em São Sebastião do Paraíba, que é o 5º Distrito de Cantagalo, do município de Cantagalo. P - Qual é o nome dos seus pais, Leila? R - Norman Feuchard Carvalho, nome do meu pai, e da minha mãe Neib Graeff Carvalho. P - Você tem irmãos? R - Tenho, o nome? P - Quantos? R - Cinco comigo, quatro irmãos. P - E você cresceu lá em Cantagalo? R - Cantagalo. P - E você se lembra de como era a sua casa, quando você era pequena? R - Ah lembro. A minha casa, mamãe morou em casa de pau a pique, sabe como é casa de pau a pique? A gente costumava dizer que era casa feita “no tapa”, engraçado, não é? Era feita de barro nas paredes, eles usavam ripas, e depois eles barreavam, não tinha nada de tijolo. De vez em quando, tinha aquele furinho, eles rebocavam de novo, mas com barro. Eu lembro direitinho disso daí quando eu era pequenininha. Isso daí, não sei, marcou a minha mente. Era uma casa às vezes levantada do chão e aí tinha tipo um sótão, mas nem bem era aquele sótão, eu sei que a gente entrava ali debaixo para brincar. Era até perigoso, não é? Porque na roça tinha cobra, esses negócios, a gente ficava até brincando ali debaixo, então era uma coisa diferente, eu sei que eu me lembro disso, isso aí eu me lembro bem. Aí é casa de pau a pique que eles falam hoje em dia, tem o nome de casa de pau a pique, depois que eu fiquei sabendo que era nome de casa de pau a pique, mas era feita de barro. No chão, para manter tudo limpinho, mamãe barreava, ela passava barro branco, aí ficava aquilo tudo limpinho, igual ao que estava encerando, mas com barro, entendeu? Muito interessante, muito legal. Isso me marcou muito, eu era pequenininha e eu me lembro de mamãe fazendo isso, do fogão de lenha. Isso...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P - Leila para a gente começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, local e a data de nascimento.

R - Meu nome é Leila Márcia Carvalho Constantino, eu nasci no dia 23 de fevereiro de 1956, em Cantagalo. Nasci em São Sebastião do Paraíba, que é o 5° Distrito de Cantagalo, do município de Cantagalo.

P - Qual é o nome dos seus pais, Leila?

R - Norman Feuchard Carvalho, nome do meu pai, e da minha mãe Neib Graeff Carvalho.

P - Você tem irmãos?

R - Tenho, o nome?

P - Quantos?

R - Cinco comigo, quatro irmãos.

P - E você cresceu lá em Cantagalo?

R - Cantagalo.

P - E você se lembra de como era a sua casa, quando você era pequena?

R - Ah lembro. A minha casa, mamãe morou em casa de pau a pique, sabe como é casa de pau a pique? A gente costumava dizer que era casa feita “no tapa”, engraçado, não é? Era feita de barro nas paredes, eles usavam ripas, e depois eles barreavam, não tinha nada de tijolo. De vez em quando, tinha aquele furinho, eles rebocavam de novo, mas com barro. Eu lembro direitinho disso daí quando eu era pequenininha. Isso daí, não sei, marcou a minha mente. Era uma casa às vezes levantada do chão e aí tinha tipo um sótão, mas nem bem era aquele sótão, eu sei que a gente entrava ali debaixo para brincar. Era até perigoso, não é? Porque na roça tinha cobra, esses negócios, a gente ficava até brincando ali debaixo, então era uma coisa diferente, eu sei que eu me lembro disso, isso aí eu me lembro bem. Aí é casa de pau a pique que eles falam hoje em dia, tem o nome de casa de pau a pique, depois que eu fiquei sabendo que era nome de casa de pau a pique, mas era feita de barro. No chão, para manter tudo limpinho, mamãe barreava, ela passava barro branco, aí ficava aquilo tudo limpinho, igual ao que estava encerando, mas com barro, entendeu? Muito interessante, muito legal. Isso me marcou muito, eu era pequenininha e eu me lembro de mamãe fazendo isso, do fogão de lenha. Isso...

Continuar leitura

Título: Ao mestre, com carinho

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios