Em sua narrativa, Ezequiel explica em pormenores os costumes de sobrevivência e cultura dos Guarani do Mato Grosso - os trabalhos na roça, as técnicas, as comidas, as rezas e as palavras de seu povo. Conta um pouco das invasões violentas feitas pelas colônias agrícolas na época de seus ancestrais e sobre os guerreiros que passaram essa história, esse legado de luta, para frente. Em seguida, Ezequiel explica o significado da palavra Tekoá para os Kaiowá e as implicações dela para sua história pessoal, que verte-se, em sua maioridade, no sentido da preparação para a luta. Daqui até o fim, nos narra os embates de seu povo com pistoleiros, fazendeiros e grileiros, dentro do processo de retomada e luta por demarcação de terra nos anos 2000.

Eu vou deixar uma história que vivi. Eu fui ameaçado e perseguido por fazendeiros e pistoleiros, mas aí eu nunca ando sozinho, eu sempre ando com Nhanderú do céu, ando com meus companheiros de lá, Nhanderú Guasu. A primeira ameaça que recebi eu estava indo para a cidade de bicicleta numa est...Continuar leitura

Indígenas pela Terra e pela Vida Entrevista de Ezequiel João Entrevista número ARMIND_HV008 Entrevistado por Jonas Samaúma e Idjahure Kadiwel Entrevista concedida via Zoom, em 19/07/2021 Realização: Museu da Pessoa Transcrição por Lidiane Ramos 0:11 P/1 - Então Ezequiel bem vindo, e...Continuar leitura

Título: Ando com Nhanderú do céu

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Ezequiel João