Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Ananias Mendes de Farias, "Manuel do Antão"

Esta história contém:

Vídeo

P - Muito obrigado, Seu Manuel, por nos dar esse depoimento. Para começar, eu queria que o senhor dissesse o seu nome completo, o local e a data de seu nascimento. R - Meu nome é Ananias Mendes de Farias. Eu sou filho natural de Fortaleza e nasci no dia 20 de junho de 1955. P - De onde vem o “Manuel do Antão”? R - Manuel do Antão foi quando nós viemos para Quixadá. Viemos no ano de 72. O meu pai se instalou comprando essa fazenda aqui. Era um dos pecuaristas de bovinocultura leiteira. Por eu ser filho do Antão, botaram Manuel do Antão e acho que vou morrer com esse nome. O pessoal não me conhece por Ananias, aqui, me conhece por Manuel do Antão. P - Como era o nome do seu pai? R - O nome do meu pai era Antão Mendes de Farias. P - O que ele fazia? R - Meu pai era pecuarista. P - Leite, corte? R - Leite e corte. Porque nós tínhamos a facilidade, fazenda muito grande... Na época que nós compramos, essa fazenda era um mil e cem hectares. Então, nós trabalhávamos tanto com leite, quanto com gado de corte. P - E o nome da sua mãe? R - O nome da minha mãe é Isolda Lourenço de Farias. P - O que ela fazia? R - A minha mãe era agricultora, junto com meu pai. Desde que eu nasci, meu pai era dono de vacaria leiteira, em Fortaleza. Foi na época em que a cidade foi crescendo e ele teve que correr para o sertão para poder ter a agilidade de uma fazenda melhor, maior. P - O senhor conheceu os seus avós? R - Eu cheguei a conhecer o meu avô materno, mas os meus avós paternos eu não tive condições, nem a minha avó materna. P - Você lembra o nome deles? R - Do meu avô era Laurindo Lourenço. P - O paterno? R - O materno. O meu avô paterno era Francisco Mendes, minha avó paterna era Maria Cândida de Farias e a minha avó materna era Maria Rosalina. P - O senhor, quando criança, ou mesmo depois, adolescente, os seus pais ou o avô que o senhor conheceu comentavam de onde veio a família? Se a família é daqui...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ananias Mendes de Farias, "Manuel do Antão"
Local de produção: Quixadá
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A cada mudança, um desafio
Texto

Reinaldo Benjamim Ferreira

A cada mudança, um desafio
Uma canção para cada momento
Vídeo Texto

Orlando Nascimento

Uma canção para cada momento
Entrevista Zé Ananias
Vídeo Texto

José Ananias Martins Procópio

Entrevista Zé Ananias
Zé Ananias
Áudio

José Ananias Martins Procópio

Zé Ananias
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.