Esta história ainda não foi revisada pelo time de acervo do Museu da Pessoa.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco.

resumo

Consuelo trabalhou como telefonista na Companhia Telefônica Brasileira. O início da carreira bancária foi no Banco Indústria e Comércio, foi diretora do Sindicado dos Bancários, onde enfrentou várias greves. Participou da fundação do Conselho Intersindical da Mulher Trabalhadora, bem como das lutas dos bancários pela folga aos sábados  e demais benefícios do Instituto de Aposentadoria a Pensão dos Bancários - IAPB. Ela comenta o sumiço de fotos e documentos de sua casa, na época em que esteve presa, o episódio de sua prisão, como foram os dias de cárcere e a saída da prisão. 

imagens (1)

get_date(); ?>

Aposentadoria

data (ou período): Ano 1951 Imagem de:Consuelo de Toledo Silva

fechar

Aposentadoria

Carteira do I.A.P.B. (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários), que correspondia ao seguro de aposentadoria. Também oferecia assistência médica e construía conjuntos habitacionais para os bancários. O IAPB foi fechado pela ditadura militar.

período: Ano 1951
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
história: Ação comunitária
tipo: Documento

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto História das Profissões em Extinção Depoimento de Consuelo de Toledo Silva Entrevistada por Priscila Perazzo e Cláudia Leonor Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo, 11 de outubro de 1996 Realização Museu da Pessoa Entrevista nº 15 Transcrita por Rosália Maria Nun...Continuar leitura



Título: Ação comunitária

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Consuelo de Toledo Silva

opções da página