A guerra faz parte das recordações mais antigas de Milton Lopes de Almeida, pois sua família presenceou a Revolução Constitucionalista de 1932. Em seu depoimento, Milton recorda como era a cidade de Avaré e a vida no Tiro de Guerra, conta sobre a decisão de mudar para São Paulo e a perda da mãe. Narra, ainda, como aprendeu o ofício de padeiro e a luta que tem sido  viver em pensões desde que mudou de cidade. Aos sessenta e nove anos, depois de ter vivido em muitos lugares diferentes, compartilha o plano de se mudar novamente.

Projeto Arte Cidade Depoimento de Milton Lopes de Almeida Entrevistado por Rosali Henriques e Marina D’Andrea São Paulo, 16 de maio de 1999 Realização Museu da Pessoa Código: ARTC_HV013 Transcrito por Maria da Conceição Amaral da Silva Revisado por Joice Yumi Matsunaga P/1 – Seu Milton, ...Continuar leitura

Título: A vida nas pensões

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Milton Lopes de Almeida