História dos pais. Vida e coletividade no seringal. Convivência com os onze irmãos. História do seu nascimento com parteira. Falta de oxigenação no cérebro. Casa de infância. Mudança para Cruzeiro do Sul e grandes descobertas. Mudança para Rondônia e novas descobertas. Desafios e aprendizados de viver na cidade grande. Período escolar. Trabalhos na infância e adolescência. Diversão na juventude. Vínculo com uma Associação de Deficientes. Início das práticas esportivas. Faculdade de Informática, treinos e rotina. Entendimento de que era uma pessoa com deficiência. Trabalhos realizados ao longo da vida: Correio, empresa de distribuição e geração de energia elétrica. Mudança para São Paulo e trabalho na área de Marketing. Diagnóstico da deficiência em São Paulo. Competições como atleta de tênis de mesa. Transição para o atletismo. Competições marcantes: conquistas e decepção. Viagens através do esporte. Lições do esporte. Preconceito e discriminações. Inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Casamento e paternidade. Rotina. Sonhos. Primeira lembrança de vida.

imagens (16)

Agradecer

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Edson Cavalcante Pinheiro

Competição de tênis de mesa

Edson estava participando de uma competição de tênis de mesa.

período: Ano 2003

Primeiro campeonato internacional

Esta foto foi tirada em um Campeonato Mundial. Foi a primeira competição internacional de atletismo em que Edson participou. Edson é o primeiro atleta, está à esquerda.

período: Ano 2006

Alegria estampada no rosto

Dia de formatura da Faculdade de Processamento de Dados. Foi um momento muito esperado e uma grande realização pessoal e de toda família. Edson está acompanhado de sua mãe.

Um dia emocionante

Foto tirada no momento em que Edson estava conduzindo a tocha dos Jogos Parapan-Americano Rio 2007. Ele foi convidado para conduzir na cidade de Porto Velho-RO.

Trabalho realizado com sucesso

Passeio na pista, em comemoração, após ganhar a prova no Parapan-Americano Rio 2007 nos 100 metros. Edson carregava, em homenagem, a bandeira do Brasil e do estado de Rondônia.

Trabalho com pesca

Nesta época Edson trabalhava no sítio de pesca. No momento em que a foto foi tirada ele estava separando as palhas para cobrir os peixes pescados.

período: Ano 2010

Grande realização

Edson comemorando pelo terceiro lugar na final do Mundial de Atletismo nos 100 metros. Essa foi a sua primeira medalha de mundial.

período: Ano 2011

Dia a dia na roça

Foto tirada durante o trabalho de Edson na roça. Ele trabalhou no sítio roçando até 2014.

período: Ano 2014
Palavras-chave:

O início de uma carreira

Foto tirada durante um treino em uma pista de terra. Foi nesse local que Edson começou a treinar atletismo, antes de se mudar para São Paulo.

É ouro

Edson no pódio segurando a medalha de ouro dos 100 metros do Parapan-Americano Toronto 2015.

período: Ano 2015

Tocha olímpica

Foto tirada no momento em que Edson estava conduzindo a tocha das Olimpíadas e Paralimpíada Rio 2016. Ele foi convidado para conduzir a tocha na sua terra natal.

período: Ano 2016

Mais uma medalha

Passeio na pista, em comemoração, após ganhar medalha de bronze na prova dos 100 metros nos Jogos Paralímpicos Rio 2007. Edson carregava, em homenagem, a bandeira do Brasil.

período: Ano 2016

Dia de pesca

Pescar é uma das atividades que Edson mais gosta de fazer com seus filhos. Nesta foto ele está ao lado do seu primogênito, Davi.

Agradecer

Momento em que Edson estava agradecendo, de joelhos, por quebrar o recorde Parapan-Americano nos 100 metros.

período: Ano 2019

Aproveitando a vida

Edson fazendo churrasco em um momento de lazer, esse é um de seus hobbies.

crédito: Acervo pessoal

O amor mais puro

Foto em família. (Esq. para dir.) Na foto Edson está acompanhado de seu filho Davi; seu filho caçula Samuel e de sua esposa Cibele Raquel.

Palavras-chave:

Entrevista de Edson Cavalcante Pinheiro Entrevistado por Luiza Gallo São Paulo, 04/07/2022 Projeto: Inclusão e Diversidade - Ernst & Young Entrevista número: PCSH_HV1219 Realizado por: Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 – Pra começar, quero te agradecer s...Continuar leitura

Título: A vida é isso: viver e se superar

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Edson Cavalcante Pinheiro