Ivaneide, a Neidinha, relata sua experiência com a Amazônia, sempre presente em sua vida: nascida no Acre, enfrentou um incêndio durante a travessia até Rondônia. Graças à mãe, chegaram em terra firme e se acomodaram onde hoje é demarcada como Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Neidinha conta como era seu dia a dia na floresta, o medo do contato com os índios, ainda criança, e o trajeto que a levou decidir estudar História. Os primeiros medos na cidade também foram relatados, já que não conhecia carro e cinema. A volta para “o mato”, como carinhosamente se refere à Floresta Amazônica, foi como uma volta para a casa, pois é nela que Neidinha se sente realmente à vontade e encontrou aquilo que escolheu fazer na sua vida: apoiar a conservação da Amazônia e garantir os direitos dos índios.

Sabe qual é o maior perigo de morar na floresta? O homem. Tem quem diga que é pegar malária, mas na verdade é o homem. É ele que ataca os animais. Os animais não atacam você. Veja só… Há mais de 30 anos que eu trabalho com índio, só fui atacada por uma onça pintada uma vez! ...Continuar leitura

P/1 – Então vamos lá. Eu queria pedir pra você dizer o seu nome, local de nascimento e a data. R – O meu nome? P/1 – Nome inteiro, o lugar onde você nasceu e a data de nascimento. R – Ivaneide Bandeira Cardoso. Nasci em Plácido de Castro, no Acre. Nasci no dia 17 de junho de 1959. P...Continuar leitura

Título: A tal de Neidinha

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Ivaneide Bandeira Cardoso