Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A receita da empada e a receita para o sucesso

Esta história contém:

A receita da empada e a receita para o sucesso

Vídeo

Meu nome é Leonardo Saralegui Balbino, sou natural de São Paulo e nasci no dia 25 de julho de 1978. Meu pai é José Salete Balbino e minha mãe é Zenê Saralegui Balbino. Meu pai, hoje, é aposentado e trabalha aqui na Empadas comigo - quem toca o negócio aqui somos eu, meu pai e meu filho.

Nasci em São Paulo, mas cresci no Nova Esperança, que é a periferia de Bauru. É um bairro bem distante do Centro. Pessoas humildes, muito carentes, porém muito acolhedoras. Gosto muito de lá, e meus pais moram no bairro até hoje.

O meu primeiro emprego foi numa empresa que não existe mais no Brasil, chamada Arby’s. Era uma rede que fazia hamburguer de rosbife. Foi aí onde eu conheci o meu primeiro gerente, chamado Eraldo – e foi ele que me deu o know how todo de franquia, de atendimento ao cliente, de trabalhar com o público. Era no Walmart, assim que abriu, em 1997.

Mas eu tive muitos empregos, e sabia que não queria ser funcionário público, empresário e vendedor – queria, sempre, trabalhar com uma grande empresa, de renome, pra poder criar raiz e acontecer lá. E foi tudo ao contrário: eu acabei sendo um vendedor, eu sou um grande vendedor. E pelo destino, eu virei empresário.

A minha avó, a Dona Paula, sempre fez essas empadas, e foi ela que sustentou os oito filhos. Ela trabalhava com costura, e meu avô era taxista, enquanto meu pai ajudava nessa parte de entrega das oficinas de costura pra onde a minha avó costurava – mas ela sempre fazendo as empadas, pra tentar manter a família, pois eram oito filhos, né? Mas meu avô se aposentou, veio o pessoal da China e começou a costurar, e o que ficou foram as empadas. Aí eu tive a ideia de profissionalizar o negócio, entendeu? É onde entra todo o meu estudo de Marketing, planejamento mercadológico, pra poder fazer as empadas e montar a empresa. Essa é a parte mais bonita da minha história. Num momento de dificuldade,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021 - Módulo Bauru

Entrevista de Leonardo Saralegui Balbino

Entrevistado por Cláudia Leonor e Guilherme Foganholo

Bauru, 22 de janeiro de 2021

Entrevista HV005

Transcrita por Selma Paiva

P1 – Então, Leonardo, bom dia!

R1 – Bom dia!

P1 - Obrigada oficialmente por você ter aceito o nosso convite, eu agradeço muito e a gente vai começar a nossa entrevista, eu vou pedir pra você falar o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R1 – Leonardo Saralegui Balbino, eu sou natural de São Paulo, eu nasci no dia 25 de julho de 1978, 42 anos.

P1 – Maravilha! O nome dos seus pais e o que eles trabalhavam, Leonardo?

R1 – Meu pai é José Salete Balbino e minha mãe é ZenêSaralegui Balbino. Meu pai, hoje, é aposentado e ele trabalha aqui naEmpadas comigo, ele aposentou na Telesp e minha mãe aposentou no Banco do Brasil. Hoje ela não trabalha mais. Quem toca o negócio aqui somos eu, meu pai e meu filho.

P1 – Maravilha! Você cresceu em São Paulo? Que bairro?

R1 – Eu nasci em São Paulo. Meus pais, quando eu era pequeno, um ano de idade, nasci em 1978, em 1979 já estava em Bauru, mas era na zona norte ali, na Vila Sabrina, Jardim Brasil.

P1 – Que você nasceu?

R1 – Isso. Eu nasci lá e vim pra Bauru com um ano de idade.

P1- E você tem irmãos, Leonardo?

R1 – Tenho uma irmã de 41 anos, que é advogada, já nascida em Bauru.

P1 – Ela é mais nova?

R1 – Um ano mais nova.

P1 – E aqui em Bauru, vocês foram morar em que bairro, Leonardo?

R1 – Lá na Nova Esperança, zona oeste da cidade. A mãe da minha mãe, a minha avó, a gente morou na casa dela ali, já em 1979, o bairro que nós moramos até hoje.

P1 – Descreve pra gente como é que é Nova Esperança.

R1 – É a periferia da cidade. É um bairro bem distante do Centro. Pessoas humildes, muito carentes, porém muito acolhedoras. Gosto muito de lá, meus pais têm a casa lá, moram lá até hoje. Eu saí de lá,...

Continuar leitura

Título: A receita da empada e a receita para o sucesso

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios