Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Olíria Garcia Cardoso

Olíria Garcia Cardoso nasceu em Imbituba, Santa Catarina, no dia 27 de setembro de 1946.

Filha de Antonio Angelino Garcia e Ana Albino Garcia, teve seis irmãos. Sua primeira escola ficava onde hoje é a Rádio Bandeirantes. O pátio da escola era onde hoje fica o Althoff Supermercado.

Desde pequena, adorava escrever e sonhava em ser professora, profissão na qual hoje é aposentada. Lembra-se de uma professora que marcou sua vida, Dona Ana. Marcou pelo carinho que dava às crianças em uma época em que tudo era muito tradicional e pouco afetuoso.

Na sua adolescência, a diversão era passear em frente ao cinema, que hoje não existe mais. Contou que os pais só deixavam as filhas irem passear até determinado momento, pois na época as moças não saíam a qualquer hora nem com qualquer colega ou conhecido, pois zelavam por uma reputação.

Contou que seu pai não queria deixá-la estudar, contudo, com muita insistência, ele acabou cedendo e a deixando se formar no magistério. Sua formação foi a concretização de um sonho de criança. Disse que teve muitas conquistas e decepções na área, mas prevaleceram as coisas boas. Relembrou a história de um aluno muito agitado que tivera nos seus primeiros anos de magistério. Disse que descobriu que ele era muito inteligente e que só precisava de atividades extras para se acalmar − ele sempre acabava as atividades antes e por isso atrapalhava a turma. Depois da descoberta das atividades que dava a mais para ele, percebeu um grande avanço naquela criança.

Conheceu seu marido em uma festa de 8 de dezembro. Namoraram, noivaram e casaram. Juntos tiveram dois filhos, Rafael e Ana Cristina.

Hoje Olíria mora com seu marido no bairro de Vila Nova. Diz que sente saudades de exercer a profissão, mas que está realizada pelos frutos deixados por seu trabalho.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Tamara Valentim, 4º ano da Escola Municipal Basileu José da Silva.

Continuar leitura
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios