Os pais de Mocinha de Passira tiveram três Marias: a Maria maior, a Maria menor e precisavam de um adjetivo para a do meio – que veio a ser a Maria mocinha. Encantou-se com o repente aos doze anos de idade, quando começou a cantar e só veio a parar pelo que considera ‘problemas sentimentais’ – no caso, um homem com quem foi casada e que a impedia de cantar. Mocinha de Passira precisou fugir da cidade que carrega em seu nome para sobreviver e se manter livre, podendo nos contar, nessa entrevista, sobre a sua trajetória própria e a de outras mulheres na tradicional moda de viola.

Projeto Mapa Sonoro do Brasil Depoimento de Mocinha de Passira (Maria Alexandrina da Silva) Entrevistada por Eduardo Miranda, Arnaldo Xavier, José Santos e Gilmar Santana 08/08/1998 Entrevista nº MSB_HV001 Realização Museu da Pessoa P/1 – Boa tarde, Mocinha. A gente gostaria de começar a en...Continuar leitura

Título: A rainha do Repente

Local de produção: Brasil