Jorge Duarte de Souza fala sobre a origem portuguesa de sua família, a profissão do pai e o cotidiano na casa com sete irmãos. Quando, aos 11 anos de idade, passou a trabalhar farmácia e a escola de comércio. O emprego na prefeitura durante a Segunda Guerra Mundial, também a respeito da sua trajetória profissional: o emprego na Lápis Johan Faber e no Sesi. A compra da Casa Duarte, que comercializava utilidades domésticas, e como era o estabelecimento. Fechamento da loja e compra da Louça Dada. O início da participação no Sindicato do Comércio Varejista de São Calos, abertura da Livraria Paulista e o comércio na cidade de São Carlos. O período de mudanças de moedas, o aparecimento do cheque e análise da relação patrão e empregado, além dos detalhes sobre sua vida pessoal e lições do comércio.

Assinatura da escritura do terreno doado pela pref

Assinatura da escritura do terreno doado pela prefeitura ao Sesc. Da esquerda para a direita: Danilo Miranda, Diretor Social do Sesc; João Octávio Dagnone de Mello, então prefeito da cidade e Jorge Duarte de Souza.

tipo: Fotografia

Almoço oferecido em sua homenagem pelos funcionári

Jorge Duarte de Souza (em pé), em almoço oferecido em sua homenagem pelos funcionários do Sesc. Da esquerda para a direita: a nora Gisele; o filho Cássio; a filha Cláudia; o genro Marcos Berbe com a filha Luísa em seu colo, neta de Jorge Duarte de Souza

período: Ano 1995
tipo: Fotografia

Condecoração recebida do representante do prefeito

Jorge Duarte de Souza recebe do representante do prefeito municipal, sr. Rossit, o Brasão do Ouro em homenagem ao título "Comerciante do Ano", na Câmara Municipal.

tipo: Fotografia

Recebendo o troféu "O Mascate"

Jorge Duarte de Souza (à esquerda) recebe das mãos de Abram Szajman (à direita), presidente da Federação do Comércio e dos conselhos regionais do Sesc e do Senac, o troféu "O Mascate", símbolo do comércio do Brasil

período: Ano 1997
tipo: Fotografia

Anúncio oficial do início das obras do Sesc

Anúncio oficial do início das obras do Sesc. Da esquerda para a direita, Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc; José Domingues Vinhal, tesoureiro da Federação do Comércio do Estado de São Paulo; Jorge Duarte de Souza, presidente do Sindicato do Comércio Varejista; e Gilberto Antônio Castro Motta, gerente do Sesc de São Carlos.

período: Ano 1996

Making of 1

tipo: Fotografia

Depoimento de Jorge Duarte de Souza Entrevistado por Cláudia Leonor e Roselene Paschoalino Araraquara, 15 de Setembro de 1999. P/1 – Bom, para começar a entrevista, diga seu nome completo e data de nascimento. R – Jorge Duarte de Souza. Nascimento, 23 de Abril de 1926. P/1 – E onde nasceu...Continuar leitura