Marilda Bento
No interior da cidade de Laguna, no dia 03 de setembro de 1961, nascia a menina Marilda. Seus pais, Sebastião e Luzia, já eram casados há muitos anos, e quando ela nasceu ficaram muito felizes, pois já tinham três filhos.
Aos oito anos, Marilda começou a ir para escola. Era bem longe, sua caminhada era muito cansativa, mas também quando chegou, saiu correndo depressa para ser a primeira a chegar à classe. Lembra-se de que quando a professora entrou na sala, todos se calaram, ela era muito brava, dava castigos, e assim Marilda foi alfabetizada. Ela sempre ficava de castigo - só gostava de jogar futebol - e seus joelhos doíam, pois ficava várias vezes ajoelhada no milho.
Marilda estudou até a 4ª série, e muito triste teve que abandonar seus estudos.
Ela ajudava sua mãe em casa, limpava, lavava roupa, enfim, todos os serviços domésticos, e aos 15 anos, tornou-se noiva de seu amigo de infância, Silvério.
Seu casamento foi uma maravilha, tudo muito lindo.
Mudou-se para a cidade e mais tarde voltou a estudar no CEJA. Após terminar o ensino básico, Marilda resolveu procurar emprego. Logo recebeu uma proposta de trabalhar em uma escola que abriria bem pertinho de sua casa: a Pequeno Polegar!
Marilda foi uma ótima merendeira, sempre inovando, nas sextas feiras fazia galinha assada com maionese, uma delícia! E o pão de massa sovada, que maravilha! Marcou gerações de alunos.
Atualmente está trabalhando como recepcionista e irá se aposentar em breve.
Excerto editado a partir do texto coletivo do 4º ano, professora Marilde Sambonim da Silva. Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Polegar.