Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 4 de janeiro de 2021

A luta pra criar os 25 filhos

Esta história contém:

A luta pra criar os 25 filhos

Vídeo

Eu morava lá no Sodré, que eu fui empregada, babá lá...(...) Sou ??01’45?? dos Campos, mas vim pra cá com doze anos... Aí trabalhava de babá, trabalhava na casa do pessoal pra ganhar dinheiro... Aí conheci o rapaz que morava lá... casei com dezesseis anos.. Casei com dezesseis e morava lá no Sodré... depois vim pra cá e construí meu barraco em cima da maré... Quando vim pra cá já tinha dois filhos.. Mas aqui, aí no fim de linha, tudo era mangue... Não tinha essas casas não... Era pé de manga, coqueiro, jaqueira, e tinha umas plantinhas assim... cavava, furava, pegava água... pegava marisco, fazia moqueca de marisco... tudo ali era maré, era praia... E sempre aquela luta: lavar roupa de ganho dos outros. Fazia faxina nas casas dos outros... Na Ribeira, nesses lugares... Tinha uma casa em que fiquei doze anos.. Todo mundo tendo filho... Com uma barrigona... A gente vinha na rua, quando quebrava uma ponte, a pessoa caía, com barriga, com tudo, a pessoa... Caía dentro da maré... Tudo aqui era maré... (...) ... Uma vez meu filho quase morre, caiu na maré, quando vi (imita ofegante)... Vim descendo, larguei a roupa quando enterrei na ponte assim... Puxei ele pra dentro do barraco.. Foi sofrimento demais, viu? E a gente lavava roupa... E aí os rapazes jogavam castelo de lixo... Esses lixos eu pegava aqui... Eles jogavam na maré... Quando o lixo ficava alto, a gente botava arenoso... areia, cascalho pra vir a caçamba entulhando o que estava na água ainda... Aí quando a gente ia entulhando, quando entulhava a rua, pegava arenoso pra puxar pra debaixo da casa... (...) ... Aí, depois que terminasse de entulhar a rua, a gente ia entulhando o barraco, pra depois fazer, construir a casa... A gente sofreu, viu? E eu buscava água lá na ?? de Barros... Faltava água, a gente ficava por aí, todos carregando água...Procurando, com lata de água na cabeça...(...) procurando nas casas dos outros quando aqui não tinha água... nem água aqui...

Continuar leitura

Imagens (1)

fechar

Eulália

período: Ano 2021
crédito: João Miguel Lins dos Santos Castro
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios