Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 29 de julho de 2020

A luta pelo estudo

Esta história contém:

A luta pelo estudo

Vídeo

Acho que desde quando eu nasci, a gente fica... as vezes a gente não entende as coisas que acontecem com a gente e a gente só vai entender muitos anos depois, lá na frente quando você faz uma memória, faz uma recordação. Eu sou a filha mais velha de 10 filhos né, então sou a mais velha. Meus pais se separam e eu que tive que criar os meus irmãos. Aliás não, ajudar meu pai a nos criar né. Por conta disso, a gente morava numa cidadezinha, num povoadozinho pequenininho, chamado Mapele, lá no “interiorzinho” de Simões Filho. Eu digo assim, que lá é onde o vento faz a curva (risos). Porque lá não tem saída, você vai e tem que voltar pelo mesmo lugar, não tem jeito. Aí, lá eu nasci, lá eu me criei até os quinze anos, dezoito anos e eu tive que ajudar o meu pai a criar os meus irmãos. Minha mãe foi embora para São Paulo, eu fiquei. Eu sou a mais velha, então eu fiquei com doze anos, cuidando. Ai foi uma escadinha. A minha irmã caçula, tinha três meses, três, quatro meses. Aí eu fui obrigada a criar meus irmãos, mas eu tinha a minha avó né, depois minha avó morreu, aí então quando minha avó morreu, dançou que era eu mesmo. E aí eu fiquei. Queria estudar mas... meu pai dizia que não que, quem era que iria tomar conta dos meninos? Porque ele era pescador, ele saía pra pescar (...) Então quem ia cuidar dos irmãos? Dos meninos, das crianças, comida, roupa? (...) Depois de mim vem meu irmão (...) depois vem uma mulher, depois vem um homem, depois vem um outro homem e depois outra menina, depois outra menina... Aí, bom. Mas mesmo assim eu fugia pra estudar né (...) Quando ele ia pescar eu ia para o colégio (risos). Era, eu já sabia o horário que ele ia e voltava (...) Eu ia para o colégio, daí a professora já sabia também que ele não queria que estudasse (...) [ela, a professora] Dava as fardas, dava os livros, dava tudo, e quando não dava eu ia sem mesmo né? Depois eu tirei, depois eu...

Continuar leitura
fechar

De diploma na mão

Hilda com seu diploma de ensino superior completo

período: Ano 2020
história: A luta pelo estudo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Hilda

período: Ano 2020
história: A luta pelo estudo
crédito: João Miguel Lins dos Santos Castro
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios