Facebook Info Ir direto ao conteúdo

A liderança do povo Nukini

Esta história contém:

A liderança do povo Nukini

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Nawa

Depoimento de Entrevista de Urukã Nukini Hinuvakivu

Entrevistado por Jonas Samaúma

Aldeia Recanto Verde - Mâncio Lima, 05/10/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número ARMIND_HV

Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho

(00:00:37) P/1 - Queria abrir a entrevista. Primeiro você fala seu nome.

R - Boa tarde. Eu sou Urukã Nukini Hinuvakivu. Meu nome no português é Paulo Francisco de Almeida Cardoso, e estou aqui há um ano e seis meses como liderança geral do meu povo. Resido dentro dessa terra indígena Nukini, com 27 mil hectares de terra. Temos aproximadamente quatrocentas famílias nesse território, aproximadamente com 1.800 parentes.

Tenho apenas 39 anos de idade. Sou filho de descendente Nukini, sou filho de descendente não-indígena, e estou aqui fazendo essa parte da minha história na liderança do povo com a memória e o sangue de índio mesmo, de minhas avós, dos meus avôs e de minha mãe.

(00:02:17) P/1 - Paulo, muito agradecido. Antes de pedir para você contar dos seus avós, queria que você contasse um pouco a história do seu povo até você nascer. O que foi a história Nukini?

R - De onde eu nasci para trás?

P/1 - Isso, para trás.

R - Eu não tenho muita lembrança de como surgiu. Um pouco da história que eu tenho da lembrança de como era, de onde eu nasci, de 82 para trás, tenho uma lembrança da história da ayahuasca, da medicina. Alguém já idoso, como a minha mãe, contou essa história uma vez. E não só ela, outros já contaram também a história do mesmo jeito que ela, mas eu ouvi dela a história que isso existia, ayahuasca, medicina, mais ou menos na década de 50, acho que mais ou menos por aí, que foi o tempo que ela conheceu, ainda alcançou, e que nós tínhamos um líder espiritual.

Hoje a gente sabe que eram líderes espirituais. O nome dele é Evaristo, ele trabalhava com a medicina com ayahuasca, fazendo um ritual de cura. Só bebia para curar mesmo. Não fazia rodada de...

Continuar leitura

Título: A liderança do povo Nukini

Local de produção: Brasil / Mâncio Lima

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios